Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Programa leva desenvolvimento econômico a Ouro Fino

PROGRAMA AGENTE DE TURISMO RURAL
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE LAVRAS
10/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Sindicato de Produtores Rurais de Ouro Fino, junto ao Sistema FAEMG, promove o Programa Agente de Turismo Rural no município. A proposta é qualificar profissionais para ações integradas na área. A abordagem visa valorizar as características próprias da região onde é desenvolvido, despertando no aluno a valorização de seu meio e visão empreendedora no turismo.

De 23 a 27 de maio o instrutor Fábio Hosken ministrou o terceiro módulo do Programa, em que os alunos puderam saber mais sobre a condução do turista em áreas naturais e histórico-culturais, hospitalidade e o atendimento. Fábio ainda destaca a finalidade de capacitar empreendedores e proprietários de empreendimentos turísticos de Ouro Fino. Para ele, trata-se de “planejar o turismo rural, gerar emprego e renda, organizar o produto turístico”. Para tanto, são realizadas aulas teóricas e práticas, em quatro propriedades turísticas. Dentre elas, o Hotel Fazenda Menino da Porteira e a Pedra do Itaguaçu.

Atividade da aula prática de sinalização

Para o mobilizador do Sindicato de Produtores Rurais de Ouro Fino, Alexandre Lopes Moreira, a iniciativa dá força ao turismo da cidade. “o Programa agrega em acreditar no potencial do turismo rural de Ouro Fino e para o grupo que está se capacitando. Representa uma grande força para eles e para o turismo em si”, contou.

Ganho para todos

Bruno Aparecido da Silva Moreira, que trabalha no Grupo Menino da Porteira, na Fazenda Bom Café, diz que o curso traz importantes conhecimentos e é um diferencial de mercado. “Faz 11 anos que trabalho com turismo rural no hotel. Este curso está sendo excelente para trazer conhecimento. Primeiro aprendemos a fazer um levantamento de potencial turístico para as cidades e várias propriedades. No segundo módulo, tivemos primeiros socorros e encerramos o terceiro mês com trilhas, que, para mim foi um sucesso: aprendemos a sinalizá-las e classificá-las. O curso já está sendo meu diferencial. Entre meus colegas, conhecimento é tudo, só tenho a agradecer”.

Turma durante aula prática

A proprietária do Franceli Petiscaria e Restaurante, Lívia Roberta Franceli, ressalta que houve um aumento da demanda turística e está satisfeita com a participação no Programa. “O Agente de Turismo Rural agrega para os participantes e a quem levamos os ensinamentos. Hoje em dia a demanda está bem maior, trazendo passeios de famílias, casais e amigos, despertando ainda mais a curiosidade de outros turistas e até mesmo a de novos microempreendedores. O curso veio para somar, aperfeiçoando o atendimento, a maneira de chamar o público-alvo para os pontos estratégicos. Somos muito privilegiados pela localização de nossa cidade, no meio dessas montanhas maravilhosas e suas cachoeiras, com uma gastronomia inigualável de sabor e aromas, desde o café e a cachaça, até lanchonetes, restaurantes, passeios em picos, trilhas e um visual incrível”.

Como acrescenta o participante Luís José Burza, o papel do agente de turismo rural, em si, retrata a relevância que possui para uma determinada região.  “Através do programa, vi a importância de um agente de turismo rural para apresentar as belezas e negócios que há na zona rural de Ouro Fino”. 

Ao centro, o instrutor Fábio Hosken com os participantes do Programa Agente de Turismo