Encontro discutiu maneiras de agilizar as parcerias entre as Forças Armadas e as entidades do Sistema S
O Sindicato Rural de Juiz de Fora representou o Sistema Faemg Senar em uma reunião com o Exército a respeito do programa Soldado Cidadão. A iniciativa busca qualificar militares e favorecer uma formação que ajude nas necessidades do quartel e na vida profissional posterior ao serviço militar. Minas Gerais tem 7.911 militares.
Estiveram presentes diversas entidades do Sistema S, dentre elas, o Senar Minas, que foi apresentado aos participantes pelo agente de desenvolvimento rural, João Carlos Fernandes. A reunião contou com a presença de autoridades da corporação e representantes dos quartéis e batalhões de Juiz de Fora. Na ocasião, foram discutidas maneiras de agilizar as parcerias entre as Forças Armadas e as entidades do Sistema S, além de melhorar o relacionamento entre as instituições.
O agente de desenvolvimento rural, João Carlos Fernandes, ressaltou que as parcerias entre o Sistema Faemg Senar e o Exército vêm crescendo nos últimos anos, com mais cursos oferecidos e militares formados. Em 2021 foram 34 cursos oferecidos para o programa Soldado Cidadão. Já em 2022 foram 36 qualificações e cerca de 350 soldados atendidos apenas no Sindicato Rural de Juiz de Fora.
“São cursos que auxiliam no dia a dia dos quartéis, mas que também possibilitam a profissionalização desta pessoa após sua saída da corporação. Conteúdos como construção de fossa séptica ecológica, solda com arco elétrico e eletrodo revestido, operação e manutenção de roçadeira, motosserra, eletricista rural, pedreiro para construções rurais, produção artesanal de alimentos, bombeiro hidráulico, operação de drones, manutenção de motocicletas e diversos outros. Existem casos de pessoas que fizeram cursos com o Senar e foram contratadas por grandes empresas após cumprir seu período de serviço militar”, ressaltou João Carlos.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães, disse que o Exército é um grande parceiro do Sistema Faemg Senar, frequentemente cedendo suas dependências e materiais para a realização de cursos e eventos para público externo. “Às vezes temos turmas mistas, com militares e civis. Essa parceria auxilia na capacitação dos soldados e de pessoas de fora dos quartéis. Além disso, grande parte desses recrutas, quando saem do serviço militar, estão disponíveis para trabalhar em propriedades rurais e agroindústrias da região, com mão de obra qualificada”, comentou Wander.
Mais detalhes sobre os cursos do Sistema Faemg Senar estão disponíveis neste link.