Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema oferece curso de pulverização com drone

DRONE
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
17/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Curso de Aplicador Aeroagrícola Remoto (CAAR), um dos cursos mais aguardados do setor agrícola, é a novidade do catálogo do Sistema. O Senar Minas é o primeiro do Brasil a se cadastrar para ministrar o curso do CAAR com certificado autorizado e reconhecido pelo MAPA. O treinamento piloto para produtores rurais está sendo realizado em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia, entre os dias 15 e 18 de setembro. O curso tem certificação obrigatória do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para profissionais que trabalham com drones em aplicações agrícolas.

De acordo com o analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Martins, além de cumprir a exigência de certificação do MAPA para o trabalho com drone agrícola, o curso tem o objetivo de atender este mercado que está em expansão. “É grande o crescimento do uso de drone na agricultura e, com isso, existe uma alta demanda de mão de obra qualificada. O CAAR se tornou essencial neste processo de habilitação dos produtores e outros profissionais do agro para o uso desta tecnologia de ponta, que ajuda na redução de custos e aumento da produtividade. É um modelo de trabalho na agricultura de precisão que veio para ficar”, explicou.

De acordo com ele, o CAAR visa aumentar a eficiência na aplicação de defensivos, em conformidade com as normas ambientais e de segurança vigentes, contribuindo para reduzir impactos ambientais e reforçar a sustentabilidade no campo. “Tudo isso garante maior segurança para os trabalhadores e para a população próxima às áreas agrícolas”, completou.
O Curso de Aplicação Aeroagrícola Remota – CAAR tem carga horária de 32 horas e será ministrado para turmas de até 20 alunos. Para participar é necessário que já tenha feito o curso de operação de drone agrícola. Após a realização do curso piloto, o conteúdo programático será reavaliado antes da inserção definitiva no catálogo do Sistema Faemg Senar. Os interessados em obter a certificação devem procurar o sindicato do seu município.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destaca a relevância da oferta do curso do CAAR gratuitamente. “Até este momento, esta certificação era oferecida por empresas cadastradas junto ao Ministério da Agricultura, com custo mínimo de R$ 2.000,00 aos participantes. Mais uma vez, o Sistema Faemg Senar inova ao oferecer gratuitamente esta certificação aos produtores e trabalhadores que desejam atuar com a pulverização agrícola. É uma grande oportunidade de qualificação de mão de obra para este mercado de trabalho promissor”, finalizou.