Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Startup instala equipamentos para medição de recursos hídricos no Noroeste de Minas

NOVOAGRO VENTURES
ESCRITO POR ÉLCIO FONSECA, DE PATOS DE MINAS
09/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR, INAES, FAEMG

A startup RuhWater, incentivada pela Novo Agro Ventures, do Sistema Faemg Senar, está desenvolvendo um trabalho importante para o meio ambiente em Unaí, no Noroeste do estado. A empresa está instalando estações telemétricas na bacia do Ribeirão Soberbo para mensurar as capacitações e a disponibilidade hídrica do manancial. A tecnologia vai auxiliar os produtores nas medições obrigatórias do uso da água.

“O uso da água, controlado por outorga, é um dos registros que o produtor faz manualmente, mas que pode ser automatizado com o equipamento que criamos. O produtor precisa atender às condicionantes do estado sobre a quantidade de água que pode retirar da sua propriedade. Esta análise é verificada pelo Instituto Mineiro das Águas (Igam)”, explica o diretor geral da RuhWater, Mardey Rodrigues.

O projeto de instalação das estações de telemetria foi desenvolvido pelo Igam e executado com recursos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) - por meio da plataforma Semente, que disponibiliza verbas para projetos socioambientais - e do produtor local Paulo Veloso, grande apoiador e incentivador do projeto. “A partir do projeto do Igam, a RuhWater já instalou quatro estações para monitorar a quantidade de água e o fluxo residual da bacia hidrográfica. Em um segundo momento, esses dados vão integrar o Sistema de Monitoramento Remoto das Águas, desenvolvido pelo Igam em parceria com a Universidade Federal de Tocantins”, destaca o presidente do Igam, Marcelo Fonseca.

Visita técnica

Na quarta-feira (8), uma comitiva do projeto realizou uma visita técnica nas quatro estações já instaladas, observando os equipamentos e o funcionamento do sistema de medição. Participaram do encontro o diretor geral da RuhWater, Mardey Rodrigues; o presidente do Igam, Marcelo Fonseca; representantes da plataforma Semente do MPMG; além de produtores da região.

“Com o envolvimento da RuhWater, incentivada pelo Sistema Faemg Senar, por meio da Novo Agro Ventures, estamos ampliando a rede de monitoramento desta bacia, que é bastante crítica. A região tem uma grande demanda hídrica, sendo considerada uma área de conflito. Uma das grandes dificuldades nas áreas de conflito é monitorar a quantidade de água que efetivamente corre nos corpos hídricos. Por isso, estamos fazendo um trabalho fundamental”, ressalta o presidente do Igam, Marcelo Fonseca. 

Já a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, destaca que este é um exemplo a ser seguido em outras regiões do estado. “Esta é uma das atribuições do Sistema Faemg Senar, levar ao produtor rural soluções por meio de tecnologias. O trabalho feito pelo Igam e MPMG, com apoio da RuhWater, facilita o cumprimento da legislação ambiental e minimiza os impactos dos conflitos pelo uso da água. Realmente um arranjo de sucesso a ser replicado por todo o estado”.