No trabalho rural, muitos cuidados devem ser tomados para que as tarefas sejam executadas com segurança e efetividade no cotidiano. Por isso, a Gerência de Formação Profissional do Sistema FAEMG ofereceu, a 15 instrutores de diferentes regiões de Minas Gerais, um treinamento sobre a NR-31, que faz referência às exigências de medidas de segurança adequadas para preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores rurais.
“A NR-31 sofre atualizações e requer nivelamentos para entendimento de suas atribuições. Em função de inúmeros riscos encontrados, trabalhar com níveis satisfatórios de segurança é essencial. Por isso, essa ação da Gerência de Formação Profissional, que garante aprimoramento dos instrutores, levando a eles conhecimentos técnicos atualizados para que eles possam aplicar nos treinamentos ministrados aos trabalhadores”, explicou o analista técnico Alexandre Martins.
O treinamento foi ministrado por Carlos Fernando Lage Paixão, auditor fiscal do Trabalho, engenheiro de Segurança do Trabalho, coordenador do Grupo de Trabalho Tripartite de Revisão da NR-31, Formador Institucional do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os participantes do treinamento atuam em cursos de segurança no trabalho pautados em diferentes Normas Regulamentadoras, sendo a NR-31 a principal para o meio rural. De forma crítica, eles aprenderam a aplicação da NR-31 na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura nas diversas Atividades Rurais.