O Sistema FAEMG/SENAR/INAES promoveu o curso de Prevenção de Acidentes e Noções Básicas de Primeiros Socorros para colaboradores da Bevap, uma das principais usinas do Brasil para a produção de etanol, açúcar e co-geração de energia elétrica. A capacitação contou com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de João Pinheiro.
“Os cursos do SENAR realizados na Bevap são fundamentais para atender às necessidades do setor sucroalcooleiro. Além de levar qualificação profissional aos colaboradores, os conhecimentos adquiridos em treinamentos como esse podem ser aplicados não só no trabalho, mas no dia-a-dia dos participantes, beneficiando toda a comunidade”, destacou a mobilizadora do Sindicato, Carolina Caldeira.
De acordo com a instrutora Raiane Reis, foram repassadas técnicas e procedimentos para situações de urgência e emergência, prevenção de acidentes de trabalho, uso de equipamentos de segurança, proteção individual e coletiva e, ainda, prevenção de riscos domésticos. “O objetivo é de conscientizar para mudanças de comportamento, tanto no trabalho quanto em casa. Mostramos noções para avaliar a vítima, prestar socorro, reanimar, tratar ferimentos e fraturas. Também abordamos a prevenção de acidentes com animais peçonhentos e como agir nessas situações”.
A analista de treinamentos da Bevap, Bruna Ferreira Nascimento, diz que a parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e com o Sindicato de João Pinheiro tem crescido a cada ano. “Estamos aumentando a quantidade de colaboradores e eles precisam ter qualificação. Pedimos esse treinamento constantemente, principalmente para os nossos brigadistas. Eles tem que estar preparados para lidar com situações de emergência, como incêndios nos canaviais”.
O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAESem Patos de Minas, Sérgio Coelho, esteve no local do curso e destacou o trabalho importante que está sendo feito por meio da parceria com o Sindicato de João Pinheiro. “Estamos ofertando os mais variados cursos e treinamentos às empresas do setor sucroenergético, garantindo a formação de mão-de-obra qualificada e a segurança jurídica necessária aos empregadores em função das exigências da legislação”.