Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Você não deve parar de beber leite!

LEITE
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
29/08/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Você não deve parar de beber leite. E nós vamos te falar os motivos.

O consumo diário de leite integral é capaz de suprir até 30% das necessidades de cálcio para um adulto. A bebida também é uma fonte acessível de proteínas, das vitaminas A e B12, de zinco, magnésio e de nutrientes que auxiliam no fortalecimento ósseo e fortalecimento muscular, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Outro benefício é que no caso do leite de ruminantes, como as vacas, cabras e búfalas, há a presença de Ácido Linoleico Conjugado (CLA). A substância é capaz de proteger o organismo contra tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória. Estudos científicos, inclusive, indicam que a gordura do leite também pode reduzir os riscos de obesidade, diabetes tipo 2 e síndromes metabólicas como colesterol baixo e triglicérides alta.

Economia em destaque

Para além dos benefícios à saúde, o leite é fundamental para a economia do Brasil. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Brasil é o 3º maior produtor do mundo, com mais de 34 bilhões de litros por ano;

Atualmente, 98% dos municípios brasileiros têm produtores de leite e há mais de 1 milhão de pequenas e médias propriedades produtoras no país. Conforme o Mapa, cerca de 40% dos postos de trabalho no meio rural são gerados pelo agronegócio do leite. Todos estes resultados são obtidos com boas práticas para garantir segurança e qualidade na pecuária leiteira.

Os processos de ordenha das vacas seguem as Instruções Normativas 76 e 77, com foco na sustentabilidade e bem-estar animal, e seguindo algumas diretrizes:   

- Usar racionalmente água e insumos;  
- Fazer uso eficiente de energia;  
- Cumprir a legislação ambiental;  
- Reduzir a emissão de gases de efeito estufa.  
- Manter os animais livres de sede, fome, desnutrição, desconforto, dor, injúrias, doenças e medo, garantindo padrões normais de comportamento;  
- Planejar a infraestrutura da propriedade para que permita o comportamento natural do rebanho.