Compartilhe


Feira de Agronegócios fortalece cultura do abacaxi em Frutal

FRUTICULTURA
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
01/08/2025 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

Conhecida como “Terra do Abacaxi”, a cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro, se destaca como a primeira no ranking de Minas Gerais, com uma produção de 52.800 toneladas em 2023. Para fortalecer esta cadeia produtiva, a 11ª Feira de Agronegócios do Abacaxi oferece aos produtores rurais uma programação com palestras com especialistas, rodada de negócios, expositores, entre outras atrações. A iniciativa é da Cooperativa dos Produtos Rurais de Aparecida de Minas (Coopercisco), juntamente com Sebrae, Prefeitura e Câmara Municipal de Frutal. O evento tem o apoio do Sindicato Rural de Frutal e do Sistema Faemg Senar.

O vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, participou da solenidade de abertura, na noite de quinta-feira (31), e destacou a importância do distrito de Aparecida de Minas, onde ocorre o evento. “Esta região concentra 75% da produção de abacaxi de Frutal e isso mostra que esta comunidade vive, de fato, esta cadeia produtiva. Fiquei impressionado com a qualidade da feira, com muitos estandes e empresas parceiras, e o trabalho que eles fazem de sucessão familiar, incentivando os filhos a permanecerem na atividade”, disse Ebinho.

Maxsuel, diretor do Sindicato e da Coopercisco; Nivaldo Pacheco, presidente do Sindicato;
gerente regional Ricardo Tuller e o vice-presidente Ebinho Bernardes

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, foi um dos palestrantes com o tema “Sucessão no Campo”. “Esta comunidade é um exemplo de que o trabalho familiar pode transformar vidas. A produção de abacaxi é a base econômica de Aparecida de Minas, e os produtores têm a consciência da importância de dar continuidade a este negócio com as próximas gerações”, ressaltou Tuller.

A Feira de Agronegócios do Abacaxi continua até domingo (3/8), com palestras, rodada de negócios com lojistas regionais, demonstração das novas variedades pela Emater e Epamig e shows regionais.