Compartilhe


Fenavasf reafirma potencial produtivo em Buritizeiro

DESENVOLVIMENTO
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
31/07/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Em uma das regiões do estado que mais tem atraído novos investimentos no agronegócio mineiro, a cidade de Buritizeiro é palco da terceira edição da Feira Nacional do Agronegócio do Vale do São Francisco (Fenavasf), que deve movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios até 1º de agosto. A solenidade de abertura da feira, nesta quarta-feira (dia 30), contou com a presença do vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.

Ambos reforçaram a relevância da união de esforços entre o poder público e os produtores, exaltaram a importância da região para o agro estadual e celebraram as recentes conquistas para quem vive do campo. “A região, que se desenvolve muito, é a mais nova fronteira agrícola do estado. Por isso, trouxemos todo o nosso time do Sistema para apoiar as ações do SPR, com cursos, palestras e encontros técnicos. Nosso compromisso é atuar ao lado do Sindicato. É neste diálogo e união que nossa classe seguirá crescendo”, afirmou Ebinho Bernardes.

Com grande potencial hídrico para irrigação, a região de Buritizeiro, banhada pelo Rio São Francisco, vem se transformando e recebendo investimentos em grandes produções, como café, soja, milho e arroz. Potencial este que Thales Fernandes acredita que pode ser ainda mais otimizado. “Precisamos pensar em produzir alimentos. E aqui temos quase 200 quilômetros de margem de rio, um grande potencial para a agricultura irrigada. E hoje, com diálogo que temos com a secretaria de meio ambiente, podemos tratar de diversas questões fundamentais para evoluir. Minas Gerais tem mostrado uma fronteira agrícola cada vez maior como aqui em Buritizeiro, aproveitando a irrigação, com muita tecnologia”, avaliou.



A feira

O evento é organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Buritizeiro e reúne mais de 40 empresas especializadas em soluções para o agronegócio. A programação, que conta também com cursos do Senar Minas, palestras técnicas e debates, tem como objetivo ser um espaço de disseminação de novas tecnologias, avanços produtivos e debates sobre as transformações do agro no Norte de Minas.

“A edição 2025 da Fenavasf é de uma grandeza fundamental para o desenvolvimento do município. Ao longo da Feira se realizam grandes negócios. O agro representa a riqueza da economia do município de Buritizeiro, que tem crescido muito junto com a feira”, afirmou Audi Braga, presidente do SPR de Buritizeiro.

Estande do SPR e do Sistema Faemg Senar no evento

O agricultor João Alves da Fonseca, produtor de abóboras, é um dos produtores que apostou na região anos atrás. Na época, por volta do ano de 2016, em busca de otimizar seus negócios rurais, visualizou o potencial produtivo que a região de Buritizeiro poderia proporcionar. Para ele, a Fenavasf congrega este potencial regional.

“Essa feira é mais do que um evento. É uma vitrine para o Brasil ver a força do nosso agronegócio aqui no Vale do São Francisco. Plantamos uma sementinha e precisamos cuidar para frutificar. É importante estarmos aqui e vendo as pessoas crescendo”, destacou o produtor.



“Este tipo de feira cumpre diversos papeis dentro do setor agropecuário. O mais evidente é o papel comercial, como vitrine do setor. Mas tem uma função social, a de aproximar a população urbana do produtor rural, mostrando a realidade do nosso setor, que trabalha sem descanso para levar alimento para a mesa da sociedade”, reforçou o produtor rural Astério Itabayana, presidente do Sindicato de Produtores Rurais do Norte de Minas (Aspronorte).

Além de Ebinho, a gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos, e o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins, participaram da abertura do evento. Com o tema “Inovação e tecnologia revolucionando o agronegócio no Vale do São Francisco”, a feira contará no dia 1º de agosto com Encontro das Mulheres do Agro, com a presença da gerente Agro Mulher, Jovem e Inovação do Sistema Faemg, Silvana Novais.