O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural entregou, nesta terça-feira (25), o “Prêmio ATeG 2025 – Gestão, resultado que alimenta”, reconhecendo produtores, técnicos e supervisores que se destacaram na Assistência Técnica e Gerencial do Senar. Minas Gerais marcou presença entre os vencedores nacionais conquistando três categorias: Supervisor Destaque, com Ramon Stéfano Souza Silva; Técnico de Campo Destaque, com Ariel Schumaker de Oliveira, do Escritório Regional de Araçuaí; e Produtor Destaque, com Iris Ferreira Santana, da Fazenda Lagoa Escura, em Rio Pardo de Minas, referência na cadeia da bovinocultura de leite.

A cerimônia contou com a presença do presidente da CNA e do Conselho Deliberativo do Senar, João Martins, que ressaltou o impacto transformador da metodologia da ATeG no campo brasileiro. Segundo ele, a iniciativa tem promovido resultados reais na vida das famílias rurais. “Hoje somos o que somos graças a uma equipe que teve coragem de enfrentar novos desafios. O que estamos vendo é como estamos conseguindo transformar vidas”, afirmou.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou o papel estratégico desses profissionais e produtores para o avanço da agropecuária mineira. Para ele, o prêmio reforça a força da assistência técnica como instrumento de produtividade, renda e permanência das famílias no campo. De Salvo entregou a premiação ao produtor mineiro Iris Ferreira e ao técnico de campo Ariel Schumaker, reconhecidos pelos resultados expressivos alcançados na propriedade familiar.
Emocionado, Iris Santana relatou na cerimônia a trajetória de recuperação da produção de leite após enfrentar um câncer. "Eu chamei minha esposa e falei 'Marta, não está dando para continuar com oito vacas, tirando no máximo 27 litros de leite. Mas meu filho me pediu calma e trouxe um técnico do Senar, as coisas mudaram. Hoje, graças a Deus, já cheguei a produzir 120 litros de leite com as mesmas vacas. Em nome de todos os produtores, só quero agradecer porque nunca pensei de estar aqui recebendo esse prêmio.”
Entre os demais premiados da noite, estão representantes do Paraná (agricultura), Mato Grosso do Sul (agroindústria) e Maranhão (aquicultura). Além dos produtores, os supervisores dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso receberam o reconhecimento institucional.

Ao celebrar o prêmio, o supervisor mineiro Ramon Stéfano afirmou que a conquista representa o trabalho coletivo da equipe. “Esse prêmio não é só meu, ele representa o trabalho de cada técnico de campo que está diariamente na estrada levando conhecimento e esperança ao produtor rural. Cada visita técnica, cada diagnóstico, cada solução aplicada transforma realidades dos nossos produtores rurais. Participar dessa mudança é algo que me inspira todos os dias”, declarou.
Ariel Schumaker de Oliveira, técnico de campo destaque pelo Escritório Regional de Araçuaí, destacou a importância do reconhecimento para sua trajetória profissional. “Esse prêmio representa muito para mim, porque reforça a qualidade do trabalho que realizo pelo Senar por meio da ATeG. Ele fortalece a confiança do produtor nas técnicas e tecnologias que indicamos, seja na melhoria do rebanho, na nutrição ou nos resultados econômicos da propriedade. Esse reconhecimento também me incentiva a seguir me capacitando, evoluindo como pessoa e como técnico de campo” afirmou.