Compartilhe


Saúde Itinerante bate recorde na regional de Juiz de Fora

PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE
ESCRITO POR CARLA ARANTES, DE JUIZ DE FORA
28/07/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR
Ao todo, foram seis dias de atendimento e 1.225 exames realizados

A carreta do Programa Saúde Itinerante chegou a São Tiago no dia 18 de julho. De lá, seguiu para Barroso e, em seguida, para Santa Bárbara do Tugúrio. Ao todo, foram seis dias de atendimento e 1.225 exames realizados. “Ficamos muito felizes por superar as expectativas, mas, principalmente, por atender nosso público prioritário: os produtores e trabalhadores rurais, seus familiares e toda a comunidade", comemora Emerson Simão, gerente do Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora.

O Saúde Itinerante é uma parceria do Sistema Faemg Senar com o Hospital de Amor, de Barretos (SP). Na região, a mobilização ficou por conta dos sindicatos rurais de São Tiago e Barbacena. Produtores e trabalhadores do campo fazem rastreamento de câncer de pele, papanicolau, mamografia e PSA (para rastreamento de câncer de próstata). Em Santa Bárbara do Tugúrio, a prefeitura também disponibilizou o vacimóvel para que crianças e adultos pudessem atualizar o cartão de vacinação.

O casal Carmo e Maria Aparecida Bento, ambos com 73 anos, procurou a unidade móvel para realizar o rastreamento de câncer de pele. Ela também aproveitou a oportunidade para fazer a mamografia. “Para a gente é muito bom, porque aqui não tem esses exames. Precisamos ir para outra cidade”, contou a agricultora.

 Produtores e trabalhadores do campo fazem rastreamento de câncer de pele, papanicolau, mamografia e PSA

Para a coordenadora do Programa Saúde Itinerante, a analista de Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Marília Costa, a iniciativa tem um papel fundamental na promoção da saúde no meio rural. Mas, segundo ela, o bom funcionamento do programa depende do envolvimento de todos: gerente regional, equipe do sindicato rural, parceiros e, claro, os próprios pacientes.

É essa união que, na avaliação da coordenadora, garantiu o sucesso da passagem da carreta pela regional da Zona da Mata e Vertentes. “Todos precisam entender que, se não cuidarmos da saúde do homem e da mulher do campo, não temos produtor saudável — e, consequentemente, não temos um agronegócio produtivo. Se não há saúde no campo, não há comida na mesa”, conclui Marília.

Confira a programação da carreta do Saúde Itinerante:

14 e 15/ 8 – Urucuia

18 e 19/8 – Chapada Gaúcha

21 e 22/8 – Arinos

25 e 26/8 – Espinosa

28 e 29/8 – Porteirinha

1º e 2/9 – Janaúba

20 e 21/10 – Pedra Azul

23 e 24/10 – Salinas

27 e 28/10 – Taiobeiras

30 e 31/10 – Machacalis

3 e 4/11 – Ladainha

6 e 7/11 – Nova Módica