As chuvas de granizo da última sexta-feira (25/7) causaram prejuízos a produtores rurais, danificando lavouras e pastagens e comprometendo a colheita e a produção futura. O Sistema Faemg Senar está trabalhando para o levantamento das áreas, culturas e estimativas de prejuízos de curto, médio e longo prazos, além de orientar os produtores rurais.
“Estamos muito preocupados com as chuvas de granizo no Sul de Minas, que afetou diversos setores produtivos. Estamos atentos a isso e trabalhando para iniciativas que possam solucionar e atenuar esses problemas”, disse o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.
A apuração das informações está sendo feita com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais, associações regionais de Sindicatos e com os grupos atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
Cafeicultura
Também está agendada uma reunião da Comissão Técnica de Café do Sistema Faemg Senar nesta semana para discutir o assunto, com participação de presidentes de Sindicatos e representantes de outras comissões, como a de fruticultura e a de hortaliças e flores.
“O Sul de Minas é o maior produtor de cafés de Minas Gerais, e a cafeicultura foi muito afetada”, disse o presidente da comissão, Arnaldo Bottrel, que também é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha.
Orientação
Ao produtor rural, o Sistema Faemg Senar orienta sobre alternativas de mitigação dos danos econômicos: laudos técnicos, seguro rural, pagamento de custeio e recomendações técnicas. Clique aqui e veja todas as recomendações.
Em caso de dúvida, o produtor rural deve procurar o seu Sindicato ou o Sistema Faemg Senar, por meio da Gerência do Agronegócio (GDA), pelo telefone (31) 3074-3050.