Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Com ATeG, Sítio Capão do Mulato investe em qualidade e alcança bons resultados

MEU CAFÉ NO SISTEMA FAEMG SENAR
ESCRITO POR MARIANA GRAPIUNA, DE ARAÇUAÍ
01/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Entre os destaques do projeto “Meu Café no Sistema Faemg Senar”, está a produção do Sítio Capão do Mulato, de Edilaine Maria da Silva Gomes Alves, em Gouveia. À frente da propriedade, Edilaine se dedica à cafeicultura investindo em qualidade e inovação. O empenho resultou em um café especial com características sensoriais de alta qualidade.

O aprimoramento técnico foi fundamental para o crescimento da produção. Edilaine participou do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, que trouxe avanços para o aprimoramento dos processos produtivos e a implementação de boas práticas agrícolas. “Tudo mudou com a ajuda do técnico. Não tínhamos experiência e, para melhorar o cuidado com a lavoura, o técnico foi muito importante", ressalta a produtora rural.

“Edilaine aliou o conhecimento técnico a dedicação, coragem e muito trabalho”, completa Flávio Antônio Alves, técnico de campo ao ATeG Café+Forte.

Reconhecida pelo solo fértil, a região de Gouvêia se destaca como um berço de cafés especiais, com altitude e clima ideiais para a produção de grãos de grande valor agregado.

A partir da experiência adquirida, Edilaine investiu na produção de cafés especiais e melhorou a gestão da propriedade. Com as orientações do ATeG, ela teve subsídio para tomar decisões estratégicas mais eficientes. “Observamos todos os detalhes, onde falhamos e onde precisamos melhorar. Isso fez toda a diferença”.

Atualmente, o Sítio Capão do Mulato conta com 20 mil pés de café plantados, produzindo uma média de 40 sacas de café arábica.