A tradicional Festa do Queijo do Serro terá formato híbrido em sua 35ª edição, em função das limitações impostas pela pandemia. De 3 a 7 de setembro, o evento vai contar com novidades e envolver os municípios do entorno (Rio Vermelho, Coluna, Serra Azul de Minas, Materlândia, Paulistas, Santo Antônio do Itambé, Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro) em ações gratuitas e presenciais.
Entre as principais atrações, está o Festival Gastronômico “Sabores Afetivos do Queijo”, a entrega da Comenda “Guardiões do Queijo do Serro”, o Concurso de Queijos, o Lançamento do Selo “Queijos do Brasil”, seminários e oficinas do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. As atividades presenciais são gratuitas e serão transmitidas pelo YouTube. Clique aqui e veja a programação.
“O evento é vital para a região e merece ser cada vez mais valorizado e ampliado. Ele é exatamente a identidade da população, já que as queijarias representam boa parte da atividade econômica da região, onde várias propriedades, famílias e trabalhadores estão envolvidos diariamente na produção. A população sente-se representada”, contou o secretário municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Marcelo Tibães.
De acordo com o superintendente técnico da FAEMG, Altino Rodrigues Neto, os municípios da região do Serro são referência na produção do queijo artesanal, e os produtos têm tomado uma proporção cada vez maior. “O evento é uma grande oportunidade para os produtores divulgarem bastante e colocarem os produtos à disposição do consumidor, seja no Brasil ou no exterior. Naturalmente, o Sistema FAEMG está dando todo o apoio, oferecendo treinamentos e ajudando na organização de um evento tão importante para o produtor mineiro”.
A festa é uma realização do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Prefeitura (Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e Secretaria de Turismo e Cultura), Sindicato dos Produtores Rurais de Serro e Sebrae.