Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

35ª Festa do Queijo do Serro

EVENTO HÍBRIDO
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
31/08/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

A tradicional Festa do Queijo do Serro terá formato híbrido em sua 35ª edição, em função das limitações impostas pela pandemia. De 3 a 7 de setembro, o evento vai contar com novidades e envolver os municípios do entorno (Rio Vermelho, Coluna, Serra Azul de Minas, Materlândia, Paulistas, Santo Antônio do Itambé, Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro) em ações gratuitas e presenciais.

Entre as principais atrações, está o Festival Gastronômico “Sabores Afetivos do Queijo”, a entrega da Comenda “Guardiões do Queijo do Serro”, o Concurso de Queijos, o Lançamento do Selo “Queijos do Brasil”, seminários e oficinas do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. As atividades presenciais são gratuitas e serão transmitidas pelo YouTubeClique aqui e veja a programação.

“O evento é vital para a região e merece ser cada vez mais valorizado e ampliado. Ele é exatamente a identidade da população, já que as queijarias representam boa parte da atividade econômica da região, onde várias propriedades, famílias e trabalhadores estão envolvidos diariamente na produção. A população sente-se representada”, contou o secretário municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Marcelo Tibães.

De acordo com o superintendente técnico da FAEMG, Altino Rodrigues Neto, os municípios da região do Serro são referência na produção do queijo artesanal, e os produtos têm tomado uma proporção cada vez maior. “O evento é uma grande oportunidade para os produtores divulgarem bastante e colocarem os produtos à disposição do consumidor, seja no Brasil ou no exterior. Naturalmente, o Sistema FAEMG está dando todo o apoio, oferecendo treinamentos e ajudando na organização de um evento tão importante para o produtor mineiro”.

A festa é uma realização do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Prefeitura (Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e Secretaria de Turismo e Cultura), Sindicato dos Produtores Rurais de Serro e Sebrae.