Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

6º Cupping ATeG Café+Forte – 1ª Etapa Boa Esperança

ATEG CAFÉ + FORTE
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA
30/09/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

O Sistema Faemg, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Boa Esperança, realizou de 19 a 30 de setembro, a prova e a classificação das amostras para o tradicional Cupping de Cafés Especiais do Programa ATeG Café+Forte. Os cafés com melhor ranqueamento seguem para a etapa final na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, que será realizada de 16 a18 de novembro.  

De acordo o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança, Rogério Schiavoni, o Cupping é o maior concurso de recebimento de amostras do Brasil. Ele explicou que “foram recebidas, na sede do Sindiboa, mais de 1600 amostras, divididas em quatro municípios, Boa Esperança, Caratinga, Manhuaçu e Muzambinho”. Ao todo, são 424 amostras provadas e 352 são provenientes do escritório regional de Varginha.

 

Equipe reunida para o trabalho intenso durante as duas últimas semanas

Segundo o supervisor do Programa ATeG Café + Forte, Henrique Frederico Santos, para a classificação física das amostras “contamos com uma equipe diária de quatro provadores (instrutores) e em torno de dez estagiários. Na próxima semana, enviaremos os laudos para os produtores e divulgaremos a lista das amostras classificadas para a segunda etapa. O resultado final será divulgado na Semana Internacional do Café”.

 

Instrutores fizeram prova das amostras recebidas 

Esta é a última semana das provas diárias realizadas pelos instrutores Gilmar Reis Cabral, Elicio Aparecido de Oliveira, Isa Amorim e Rafael Gustavo Morais, das 7h30 às 17h. Segundo Gilmar Reis Cabral, Q-grader e instrutor dos treinamentos de Classificação e Degustação de Cafés Especiais, Torra e Barista do Sistema Faemg, “o app Flowins é uma inovação que tem contribuído para a agilidade do lançamento das notas nas avaliações realizadas”.

 

Supervisor Henrique com os instrutores 

O supervisor do Programa ATeG Café + Forte, Henrique Frederico Santos, explica que “o feedback dos provadores sobre o novo formato tem sido muito positivo tanto para a regionalização das provas quanto para o uso do aplicativo Flowins”.