Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


A inovação e o impacto no modelo agroindustrial

ARTIGO INAES
ESCRITO POR SILVANA NOVAIS  E FLÁVIO AMARAL *
26/11/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, INAES, FAEMG

No ecossistema de empreendedorismo e inovação, fala-se muito em soluções que vão gerar impacto em toda a cadeia produtiva. Assim, ao se lançarem no mercado, muitos empreendedores investem energia, tempo e dinheiro em um ou mais produtos correlacionados.

Quando uma solução é aplicada a uma cultura, tem-se, geralmente, uma visão restrita da cadeia. No entanto, podemos ampliá-la para alcançar uma maior dimensão dos resultados gerados no mercado. Pensado pela primeira vez por MORVAN (1985), a ideia de cadeia aplicada ao agronegócio evoluiu com o passar dos anos e, hoje, há outras definições que mostram novos horizontes.

O Sistema Agroindustrial ou simplesmente SAG, como também é conhecido, possibilita enxergar todos os atores impactados no processo produtivo e explicita a complexidade e a pujança do agronegócio e suas raízes por diversas áreas. Diante disso, o empreendedor alcança mais valor ao maximizar o impacto das suas soluções, segmentadas para cada etapa do processo.

Essa visão sistêmica do agronegócio, que começa nos suprimentos das fazendas, passa pelas instituições que têm participação no processo produtivo e chega ao consumidor final, tem diversas vantagens. Entre elas, melhor compreensão da atividade, aplicação imediata para a formulação de estratégias, precisão na antecipação de tendências e percepção da importância crescente da atividade rural.

Dada a relevância do modelo SAG, neste ano, o Sistema FAEMG, por meio do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES), lançou a primeira edição do Agro Future Summit. O evento, totalmente on-line, com especialistas das mais diversas áreas, teve como base o modelo de sistema agroindustrial. Foram mais de 8 mil acessos de sete países e 130 palestrantes.

A mudança de mentalidade é uma tarefa difícil, mas, ao mesmo tempo, necessária para ter a real dimensão do impacto gerado por uma empresa e de como o setor se comporta a partir dessa inovação em uma determinada etapa do processo produtivo. Por isso, a missão do Sistema FAEMG de levar conteúdo de qualidade e relevância continua em 2022, com a 2ª edição do Agro Future Summit, fortalecendo a inovação e transformando o agro. Nos encontramos lá!


 

Silvana Novais é superintendente do INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Flávio Amaral é analista de inovação do INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo)