Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


O futuro do agronegócio

ARTIGO INAES
ESCRITO POR FLÁVIO AMARAL*
08/09/2021 . INAES

O agronegócio nunca teve uma evolução tecnológica tão rápida em toda a sua história. É possível encontrar, todos os dias, novas soluções para o mercado: inteligência artificial, internet das coisas, aprendizado das máquinas, gerenciamento de dados, entre tantas outras. Todas elas podem ser aplicadas no campo, independentemente da cultura e do tamanho da produção. Diante dessa diversidade, uma pergunta sempre paira sobre o mercado agro: qual o futuro da gestão rural?

O produtor rural, assim como ocorre nos mais variados mercados em todo o mundo, está se reinventando para continuar produzindo com qualidade e mantendo a sua competitividade na esfera regional, estadual, nacional e até mundial. Para isso, a inovação é a base para a compreensão das dores antes, dentro ou depois da porteira. Além desse diagnóstico, a inovação leva soluções sob medida e com custo condizente com a realidade produtiva.

Quando o assunto é o futuro do agronegócio, é imprescindível destacar a importância da internet 5G para o produtor rural. Segundo avaliação do Governo Federal, a tecnologia irá impactar em 6,3% no Valor Bruto da Produção Agropecuária e terá impacto no Produto Interno Bruto (PIB) de R$6,5 trilhões a mais até 2035. Ainda segundo o Governo, todas as capitais do país terão internet 5G até julho de 2022. No entanto, a previsão para 100% de cobertura nos municípios com menos de 30 mil habitantes é para dezembro de 2029.

Embora o 5G ainda não seja uma realidade no campo, outras tecnologias conquistam o seu espaço nas propriedades, como a gestão remota da produção com o uso de equipamentos autônomos e máquinas capazes de tomar decisões a partir das próprias experiências. Vale lembrar que não é ficção científica e, sim, uma amostra do que, um dia, espera-se ser acessível a todos.

Apesar de todos os desafios, o agro se reinventa e aproveita cada oportunidade. Foi por acompanhar esse desenvolvimento e saber da infinidade de soluções para os produtores que o Sistema FAEMG, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES), vai promover o AgroFuture Summit. O evento será um dos maiores sobre inovação no agronegócio do país. A sua primeira edição, 100% on-line, será de 6 a 8 de outubro. Acesse www.sistemafaemg.org.br/inaes e saiba mais sobre este grande evento.

O futuro do agro, então, é resultado da mudança de mentalidade e de efetivação de ações no presente. Nesse sentido, a busca por inovação é determinante para um negócio manter-se competitivo no mercado. Então, aproveite cada oportunidade e entenda como instituições estão se organizando para apoiar o produtor rural. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES é uma dessas importantes entidades, com um trabalho de destaque, que vai da identificação das dores à conexão de cada ponta do mercado para gerar resultados para um agro cada vez melhor.

 

Por Flávio Amaral, analista de Inovação do INAES.