Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Apicultores da regional Viçosa no Seminário no Norte de Minas

ATEG
ESCRITO POR LILIAN MOURA, DE VIÇOSA
16/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Apicultores dos municípios de Santa Bárbara, São Domingos do Prata, Dionísio e Bela Vista de Minas estiveram no evento

“Participar do Seminário foi um divisor de águas para mim. Agregou valor ao que já sei e abriu caminho para o que ainda tenho a conquistar. Foi uma experiência única!”. A afirmação é do apicultor Francis Fortunato, que esteve entre os produtores dos municípios de Santa Bárbara, Dionísio, Bela Vista de Minas e São Domingos do Prata participando do 19º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, realizado na última semana em Montes Claros. (http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/seminario-reforca-potencial-economico-da-apicultura)

Os participantes fazem parte do grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Apicultura, do Sistema Faemg Senar realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara (Adesb) e a Associação dos Apicultores de São Domingos do Prata.  

O técnico de campo que atende o grupo, Vailton Lessa Lima acompanhou a viagem técnica ao maior evento de apicultura de Minas Gerais. Para ele, a oportunidade proporcionada pelo Sistema Faemg Senar garantiu mais conhecimento e inspiração para os produtores. “Ver resultados positivos de outros apicultores desperta maior interesse de inovação na atividade e troca de experiências valiosas entre o próprio grupo. Além disso, eles puderam conhecer a potencialidade da região norte e abrir a mente para o que pode ser trabalhado na região deles”, comentou.

Para a agente de desenvolvimento rural em Santa Bárbara, Dalila Cassimiro, que também esteve com o grupo no evento, os participantes serão replicadores dos conhecimentos adquiridos no Seminário. Ela ainda lembrou o sucesso e reconhecimento que o Mel Santa Bárbara já alcançou. “Quanto mais produtores tiverem esse reconhecimento, mais a apicultura da região será valorizada. Acredito que o evento tenha inaugurado uma nova fase na vida profissional deles”, destacou.

Além do Seminário, os apicultores também visitaram a loja da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas, a Coopemapi, em Bocaiúva, e aprovaram a experiência. 

Grupo da regional Viçosa em Montes Claros

Com a palavra, os apicultores

“Me surpreendeu a união e a humildade das pessoas que trabalham por uma causa em comum e se uniram para criar uma cooperativa entreposto para vender o mel e outros produtos com valor justo. Lá todos ganham juntos e crescem juntos e, assim, acabaram de conquistar o selo de identificação geográfica do mel de aroeira do Norte de Minas. Com isso, irão agregar mais valor ao produto que se torna único, exclusivo e original”. - Francis Fortunato.

“O evento foi excelente. Ficou clara a relevância de estar cadastrado no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e de sempre buscar conhecimento para evoluir na atividade.  Também aprendi muito sobre a importância de nos unirmos em cooperativas e associações para conseguir melhores preços nas mercadorias”.  - Maria Marta Rosa Calazans.

“Foi a primeira vez que participei de um evento desse porte e foi muito proveitoso. Agradeço a todos pela organização, troca de experiências e pelo aprendizado que a gente trouxe para casa. Espero participar mais vezes”.  Joesias dos Reis.

“Agradeço as Sistema Faemg Senar pela oportunidade de encontrar outros produtores e profissionais da área. Na apicultura aprendemos algo diferente com cada pessoa que conhecemos e no evento tivemos contato com inovações apresentadas pelos palestrantes e produtores. Vimos que no Norte, eles têm uma visão ampla do potencial que possuem e como o cooperativismo está fortalecendo o empreendedorismo”.  - Fernando Carioca

“Foi uma honra poder somar conhecimento com os apicultores da nossa região e com todos os participantes e palestrantes do evento. Espero que consigamos formar uma cooperativa forte porque a nossa região tem floradas muito ricas e um mel de qualidade imensurável. Podemos aproveitar esse diferencial para ter sucesso e destaque no mercado, não só para um produtor, mas para todos”. -  Elvando Paulo da Silva

Loja da Coopemapi, em Bocaiúva