“Participar do Seminário foi um divisor de águas para mim. Agregou valor ao que já sei e abriu caminho para o que ainda tenho a conquistar. Foi uma experiência única!”. A afirmação é do apicultor Francis Fortunato, que esteve entre os produtores dos municípios de Santa Bárbara, Dionísio, Bela Vista de Minas e São Domingos do Prata participando do 19º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, realizado na última semana em Montes Claros. (http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/seminario-reforca-potencial-economico-da-apicultura)
Os participantes fazem parte do grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Apicultura, do Sistema Faemg Senar realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara (Adesb) e a Associação dos Apicultores de São Domingos do Prata.
O técnico de campo que atende o grupo, Vailton Lessa Lima acompanhou a viagem técnica ao maior evento de apicultura de Minas Gerais. Para ele, a oportunidade proporcionada pelo Sistema Faemg Senar garantiu mais conhecimento e inspiração para os produtores. “Ver resultados positivos de outros apicultores desperta maior interesse de inovação na atividade e troca de experiências valiosas entre o próprio grupo. Além disso, eles puderam conhecer a potencialidade da região norte e abrir a mente para o que pode ser trabalhado na região deles”, comentou.
Para a agente de desenvolvimento rural em Santa Bárbara, Dalila Cassimiro, que também esteve com o grupo no evento, os participantes serão replicadores dos conhecimentos adquiridos no Seminário. Ela ainda lembrou o sucesso e reconhecimento que o Mel Santa Bárbara já alcançou. “Quanto mais produtores tiverem esse reconhecimento, mais a apicultura da região será valorizada. Acredito que o evento tenha inaugurado uma nova fase na vida profissional deles”, destacou.
Além do Seminário, os apicultores também visitaram a loja da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas, a Coopemapi, em Bocaiúva, e aprovaram a experiência.
Com a palavra, os apicultores
“Me surpreendeu a união e a humildade das pessoas que trabalham por uma causa em comum e se uniram para criar uma cooperativa entreposto para vender o mel e outros produtos com valor justo. Lá todos ganham juntos e crescem juntos e, assim, acabaram de conquistar o selo de identificação geográfica do mel de aroeira do Norte de Minas. Com isso, irão agregar mais valor ao produto que se torna único, exclusivo e original”. - Francis Fortunato.
“O evento foi excelente. Ficou clara a relevância de estar cadastrado no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e de sempre buscar conhecimento para evoluir na atividade. Também aprendi muito sobre a importância de nos unirmos em cooperativas e associações para conseguir melhores preços nas mercadorias”. - Maria Marta Rosa Calazans.
“Foi a primeira vez que participei de um evento desse porte e foi muito proveitoso. Agradeço a todos pela organização, troca de experiências e pelo aprendizado que a gente trouxe para casa. Espero participar mais vezes”. Joesias dos Reis.
“Agradeço as Sistema Faemg Senar pela oportunidade de encontrar outros produtores e profissionais da área. Na apicultura aprendemos algo diferente com cada pessoa que conhecemos e no evento tivemos contato com inovações apresentadas pelos palestrantes e produtores. Vimos que no Norte, eles têm uma visão ampla do potencial que possuem e como o cooperativismo está fortalecendo o empreendedorismo”. - Fernando Carioca
“Foi uma honra poder somar conhecimento com os apicultores da nossa região e com todos os participantes e palestrantes do evento. Espero que consigamos formar uma cooperativa forte porque a nossa região tem floradas muito ricas e um mel de qualidade imensurável. Podemos aproveitar esse diferencial para ter sucesso e destaque no mercado, não só para um produtor, mas para todos”. - Elvando Paulo da Silva