Produtores rurais de Capetinga participaram na noite da última quarta (18) da primeira reunião do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte, na sala de reuniões da Câmara Municipal.
O primeiro grupo de produtores do município será atendido pelo técnico Nicolas Bêdo Teodoro de Paula. A reunião foi acompanhada pelo presidente do Sindicato Rural, José Luís da Silva Neto, e os trabalhos foram conduzidos pelo gerente da Regional de Passos, Rogger Miranda Coelho. A mobilizadora Simone Nítoni Maia Ferreira, que mobilizou o grupo, também participou da reunião.
Para José Luís, o Programa será um divisor de águas para a cafeicultura no município. “Assumimos o Sindicato em outubro de 2020 e, naquele momento, sabíamos do potencial de transformação do ATeG e queríamos implantá-lo em Capetinga. Nosso município possui excelente terroir, porém falta informação e tecnologia para que os produtores possam desenvolver um trabalho de excelência e alcançar resultados acima da média. Com o ATeG, creio que possamos mudar o panorama de Capetinga, transformar a cafeicultura e colocar nossa cidade de uma vez por todas no mapa dos cafés especiais”.
O agrônomo e técnico de campo Nicolas ressalta que o município tem dois perfis de produtores: os novos, que entraram na cafeicultura agora, e os tradicionalistas. No entanto, este último grupo enxerga a necessidade de mudança para se adequar ao novo momento do mercado, principalmente na gestão dos custos. “Os produtores estão cada vez mais abertos à mudança. Vamos levar confiança a eles para entenderem o quanto o programa é importante”. Nicolas também ressalta que os produtores enfrentaram dois períodos difíceis com a seca e com a geada de 2021, o que afetou a produtividade das lavouras.
O produtor Aparecido dos Reis Costa, o Cidinho, do Sítio Três Barras aguarda a primeira visita do técnico com a melhor das expectativas. “Espero colher bons frutos com essa parceria com o SENAR e quero contribuir com o técnico Nicolas para obtermos resultados positivos e, juntos, retribuir o apoio do Sistema FAEMG”.