
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, participou, na noite de terça-feira (28/10), de um encontro com deputados da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, realizado na sede da CNA, em Brasília.
O evento integrou a agenda da missão europeia no Brasil, que reúne cerca de 30 representantes em compromissos com o governo e o setor privado. Durante a reunião, foram discutidos temas como cooperação internacional, sustentabilidade e o acordo Mercosul-União Europeia.
O presidente da CNA, João Martins, destacou o papel estratégico do agro brasileiro e a importância de fortalecer as relações com os países da União Europeia.
A chefe da missão, deputada Veronika Vrecionova, afirmou que o grupo busca compreender melhor a realidade da produção nacional para avançar nas discussões sobre o acordo comercial. “Apesar das opiniões divergentes do grupo, estamos abertos à discussão, pois valorizamos a boa cooperação com o Brasil. A partir dessa missão, esperamos levar respostas para as nossas preocupações”.
O chefe adjunto da Delegação da União Europeia, Jean-Pierre Bou, ressaltou que a visita é uma excelente oportunidade para discutir a agricultura do Brasil e conhecer de perto a realidade dos produtores. Destacou que existem desafios globais, como a insegurança alimentar, e que União Europeia e o Mercosul podem colaborar e compartilhar experiências. Segundo ele, é possível trabalhar juntos para enfrentar esses desafios.
Além da comitiva, participaram do encontro a representante da Delegação da União Europeia no Brasil, embaixadora Marian Schuegraf, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, diretores do Sistema CNA/Senar, e presidentes de Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária.