Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Brasil e União Europeia discutem cooperação no agro

RELACIONAMENTO
ESCRITO POR ASCOM, COM INFORMAÇÕES DA CNA
29/10/2025 . SISTEMA FAEMG, FAEMG
Encontro com deputados da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, participou, na noite de terça-feira (28/10), de um encontro com deputados da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, realizado na sede da CNA, em Brasília.

O evento integrou a agenda da missão europeia no Brasil, que reúne cerca de 30 representantes em compromissos com o governo e o setor privado. Durante a reunião, foram discutidos temas como cooperação internacional, sustentabilidade e o acordo Mercosul-União Europeia.

O presidente da CNA, João Martins, destacou o papel estratégico do agro brasileiro e a importância de fortalecer as relações com os países da União Europeia.

A chefe da missão, deputada Veronika Vrecionova, afirmou que o grupo busca compreender melhor a realidade da produção nacional para avançar nas discussões sobre o acordo comercial. “Apesar das opiniões divergentes do grupo, estamos abertos à discussão, pois valorizamos a boa cooperação com o Brasil. A partir dessa missão, esperamos levar respostas para as nossas preocupações”.

O chefe adjunto da Delegação da União Europeia, Jean-Pierre Bou, ressaltou que a visita é uma excelente oportunidade para discutir a agricultura do Brasil e conhecer de perto a realidade dos produtores. Destacou que existem desafios globais, como a insegurança alimentar, e que União Europeia e o Mercosul podem colaborar e compartilhar experiências. Segundo ele, é possível trabalhar juntos para enfrentar esses desafios.

Além da comitiva, participaram do encontro a representante da Delegação da União Europeia no Brasil, embaixadora Marian Schuegraf, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, diretores do Sistema CNA/Senar, e presidentes de Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária.