Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


'Cemig Agro nasceu na Faemg'

ENERGIA RURAL
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
18/02/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

A diretoria do Sistema Faemg recebeu hoje (18) o vice-presidente executivo da Cemig, Marcos Montes. A convite do presidente Antônio de Salvo, Montes apresentou um panorama  das ações desenvolvidas no âmbito do Cemig Agro para os vice-presidentes do Sistema. O executivo fez questão de ressaltar o protagonismo da atual diretoria no processo de criação do programa da concessionária.

“E eu vim aqui hoje para falar para os presidentes de sindicatos e vice-presidentes que o Cemig Agro é um projeto que nasceu na Faemg, primeiramente como um 0800, que agora vai se encorpando. E eu vim contar a eles, a importância que a Faemg tem ao garantir os avanços que estamos dando cada vez mais a esse projeto. Ele nasceu de um pedido feito pela atual diretoria, capitaneada pelo Antônio de Salvo, ao governador Romeu Zema, que prontamente o atendeu", afirmou.

Vice-presidentes do Sistema Faemg Senar ouvem com atenção explicações de Marcos Montes sobre ações da Cemig que visam favorecer a agropecuária mineira 

Histórico

O Cemig Agro foi lançado em junho de 2024, com a criação de um canal direto de relacionamento com produtores rurais e associações via telefone: 0800 721 6600. Desde então, de acordo com a concessionária, foram feitos mais de 45 mil atendimentos.

Em 2024, foram investidos R$ 2,3 bilhões em melhorias voltadas para o Agro e, até 2027, serão cerca de R$ 11 bilhões. O programa contempla uma estratégia de quatro anos (2024 – 2028).

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, afirmou, durante a reunião, que ainda há muito a ser feito, mas o governo estadual está promovendo uma série de investimento que, nos médio e longo prazos, impactam positivamente o agronegócio. "Eu tenho certeza de que esse ciclo de investimentos que a Cemig está promovendo vai mudar a cara da energia elétrica em Minas Gerais, e com isso, dará o fôlego que a gente precisa para crescer", apontou.

O vice-presidente executivo da Cemig, Marcos Montes, salientou o papel da companhia para contribuir com o agro. "Com o Cemig Agro criado, hoje nós estamos dando musculatura a ele, para que a gente possa realmente atender o pequeno produtor, mas também a agroindústria, o médio produtor, o grande produtor e a Faemg, como sempre, será a minha grande parceira.

  

Bases descentralizadas

O Cemig Agro ainda prevê a criação de 76 bases espalhadas por toda área de concessão da companhia, sendo que 63 delas já estão em fase final de implementação ou início de operações. A primeira a entrar em operação foi a de  Santa Juliana, no Alto Paranaíba, lançada em (8/2).  

Cada equipe contará com uma equipe de três eletricistas, que terão à disposição um veículo 4x4 e todos os equipamentos necessários para o atendimento a diversos tipos de ocorrências em distribuição de energia nas áreas rurais, de forma ágil e eficiente.