Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Compra coletiva de 40 mil raquetes de palma forrageira gera economia

ATEG BALDE CHEIO
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
20/12/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Estratégia mais que aprovada em diversos sistemas de produção, a palma forrageira está chamando a atenção de muitos produtores. Em Virgem da Lapa, atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio adquiriram 40.000 raquetes da palma miúda em uma compra coletiva organizada pelo gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, e o técnico de campo Romaro Figueiredo. 

O interesse dos produtores começou durante o Dia de Campo na Fazenda J.A, onde foi apresentado na prática como funciona uma fazenda que produz e utiliza a palma na alimentação de bovinos. “A visita à propriedade despertou a vontade de investir na cultura e uniu os interessados para viabilizar a compra coletiva”, contou Romaro. A partir disso, o gerente regional e o técnico pesquisaram a melhor oferta do mercado. “Com a negociação de mais quantidade, conseguimos comprar cada raquete por R$ 0,16 - o preço de mercado é R$ 0,50. Ou seja, uma economia de 68%”, comemorou o técnico de campo.

“O preço caiu bastante. Eu ia plantar apenas 2.000 mudas e acabei trazendo quase 7.000. Fechei quase meio hectare! Com as instruções do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS e fé em Deus, tenho certeza de que vai dar certo”, destacou o produtor Anderson Césio Siqueira Costa.

“Esta iniciativa comprova que os Dias de Campo promovidos pelo Sistema FAEMG conseguem levar conhecimento ao produtor, que compreende a importância de aderir a novas tecnologias e fazer bons investimentos”, enfatizou o gerente regional.

Palma forrageira

A palma forrageira é utilizada como ingrediente alimentar dos rebanhos de ruminantes no semiárido e atende parte significativa das exigências dietéticas de água pelos animais. É uma cultura rica em vitaminas A, complexo B e C e minerais como Cálcio, Magnésio, Sódio e Potássio, além de 17 tipos de aminoácidos. A palma é mais nutritiva do que alimentos como a couve, a beterraba e a banana e é um produto mais barato. O aproveitamento dos brotos da palma forrageira cria possibilidades para a alimentação humana: polpa, arroz-verde, salada de verdura, dindim, farofa e colágeno.