Estratégia mais que aprovada em diversos sistemas de produção, a palma forrageira está chamando a atenção de muitos produtores. Em Virgem da Lapa, atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio adquiriram 40.000 raquetes da palma miúda em uma compra coletiva organizada pelo gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, e o técnico de campo Romaro Figueiredo.
O interesse dos produtores começou durante o Dia de Campo na Fazenda J.A, onde foi apresentado na prática como funciona uma fazenda que produz e utiliza a palma na alimentação de bovinos. “A visita à propriedade despertou a vontade de investir na cultura e uniu os interessados para viabilizar a compra coletiva”, contou Romaro. A partir disso, o gerente regional e o técnico pesquisaram a melhor oferta do mercado. “Com a negociação de mais quantidade, conseguimos comprar cada raquete por R$ 0,16 - o preço de mercado é R$ 0,50. Ou seja, uma economia de 68%”, comemorou o técnico de campo.
“O preço caiu bastante. Eu ia plantar apenas 2.000 mudas e acabei trazendo quase 7.000. Fechei quase meio hectare! Com as instruções do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS e fé em Deus, tenho certeza de que vai dar certo”, destacou o produtor Anderson Césio Siqueira Costa.
“Esta iniciativa comprova que os Dias de Campo promovidos pelo Sistema FAEMG conseguem levar conhecimento ao produtor, que compreende a importância de aderir a novas tecnologias e fazer bons investimentos”, enfatizou o gerente regional.
Palma forrageira
A palma forrageira é utilizada como ingrediente alimentar dos rebanhos de ruminantes no semiárido e atende parte significativa das exigências dietéticas de água pelos animais. É uma cultura rica em vitaminas A, complexo B e C e minerais como Cálcio, Magnésio, Sódio e Potássio, além de 17 tipos de aminoácidos. A palma é mais nutritiva do que alimentos como a couve, a beterraba e a banana e é um produto mais barato. O aproveitamento dos brotos da palma forrageira cria possibilidades para a alimentação humana: polpa, arroz-verde, salada de verdura, dindim, farofa e colágeno.