Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Conseleite no Norte de Minas

COMISSÃO TÉCNICA DE PECUÁRIA DE LEITE
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
19/05/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco – Fevasf foi a escolhida para sediar o quarto encontro regional do Conseleite-MG. Essa é a primeira vez que a reunião é realizada no Norte de Minas, reunindo dezenas de produtores rurais da bovinocultura de leite, representantes de laticínios e sindicatos rurais da região. O momento foi de apresentação da ferramenta de cálculo do valor de referência do leite e tira-dúvidas sobre como a iniciativa impacta no dia a dia do produtor.

“Formada por um conselho paritário, entre produtor e indústria, o Conseleite tem a grande virtude de gerar um valor de referência que vai permitir dar uma previsibilidade para o produtor, que normalmente trabalha o mês inteiro, entrega seu produto e só fica sabendo do valor que vai receber no mês seguinte. O Conseleite visa acabar com isso, apresentando o resultado do leite para o próximo mês, o que dá uma tranquilidade ao produtor, que passa a ter uma previsão do que vai receber e, assim, consegue se organizar”, explica presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, Jônadan Ma.

Presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, Jônadan Ma, explicou a metodologia do Conseleite

O objetivo principal é gerar uma relação de estabilidade dentro da cadeia do leite, dando mais clareza sobre a movimentação do mercado. André Cardoso Gusmão, pequeno produtor de leite no município de São Francisco, inscreveu-se para acompanhar a palestra e se orientar ainda mais sobre o tema. Com produção de 80 litros/dia e já se planejando para chegar a 300 nos próximos dois anos, ele acredita que o produtor precisa cada vez mais se preparar para manter bons índices produtivos e de rentabilidade.

“O produtor sem informação trabalha às cegas. É preciso saber a tendência do mercado, por isso saber o preço previsto do leite é tão importante. A previsão no próprio mês, que é uma solução da ferramenta do Conseleite, contribuiu para o produtor se ajustar para o aumento ou não da produtividade e saber quais serão os impactos nos gastos diários, como no caso da alimentação dos animais. Ter este controle gerencial e de mercado é importante”, pontua André Cardoso.

O objetivo foi apresentar o Conseleite e debater o mercado produtivo

O encontro no Norte de Minas contou com extenso momento de tira-dúvidas dos produtores, que conseguiram se orientar melhor e também conversar diretamente com os representantes dos laticínios.

“Quanto mais a gente reúne, mais se discute e mais informações são trocadas, o que é bom para todos. Existe uma perspectiva que o preço do leite é sempre ruim, então é importante o produtor entender a oscilação do mercado, e o Conseleite mostra o preço base que ele  irá receber pelo produto vendido. Todos precisam ganhar:laticínios, produtores e consumidores. E, por isso, nestes elos, todos precisam estar satisfeitos no mercado. Essa união e troca de informações deve existir sempre para todos entenderem o mercado”, opina Daniel Pereira Patrocínio, representante do Sindicato dos Laticínios de Minas Gerais – Sileng.

O assessor especial da diretoria do Sistema Faemg Senar, Toninho Pompéu, acompanhou a palestra

Outras seis regiões do estado vão receber a rodada de encontros do Conseleite ao longo deste ano.

Fevasf

A 14ª edição da Fevasf segue até o dia 21 de maio. No sábado, 20, acontece dentro do evento o Faemg Senar Itinerante, onde serão ofertadas diversas consultas e orientações sobre relações trabalhistas, benefícios previdenciários, e-social, imposto de renda, CAR, ITR, questões ambientais, entre outros.

Toda a programação da Fevasf ocorre no Parque de Leilões União do Vale do São Francisco, com entrada gratuita. Em todos os dias de evento, haverá ainda shows culturais e barraquinhas da agricultura familiar com produtos típicos da região. No encerramento, será realizado o leilão de bovinos.