Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Reunião discute principais demandas do produtor

COMISSÃO TÉCNICA DE PECUÁRIA DE LEITE
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA
24/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

A Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar se reuniu na manhã desta quinta-feira (24/11) para o 10º encontro do grupo no ano. Entre os temas, foram discutidas a adoção do Conseleite como principal referência de previsibilidade de valores de leite e o plano de ação para atender demandas do produtor mineiro com base no Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite efetuado pelo Sistema Faemg Senar.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, deu boas-vindas aos participantes ressaltando como a instituição tem trabalhado politicamente pela continuidade das conquistas do agro, para seguir avançando em prol do produtor rural mineiro.

O vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, parabenizou a comissão pelo compromisso com as reuniões que trazem apontamentos relevantes para a cadeia produtiva. “Foram dez encontros ao longo do ano, com a participação ativa dos integrantes, o que mostra a seriedade e o interesse da CT em de defender os produtores de leite”, disse.

O presidente da Comissão Técnica Jonadan Ma destacou que a CT é constituída por pessoas que representam o setor em todo o estado e que trabalham para ser parte da solução dos problemas da pecuária de leite. “Não nos atrevemos a dizer que vamos resolver todos os problemas, mas temos força, representatividade e informações sobre as demandas e necessidades dos produtores para que possamos cada vez mais fortalecer a sua atividade em Minas Gerais”, explicou.

Principais conquistas

Durante a reunião, foi apresentado o relato do “Whorkshop Políticas Estruturantes para o Setor Lácteo Brasileiro”, realizado em novembro pela Comissão Nacional da Pecuária de Leite da CNA, que entre outros assuntos, mostrou a evolução da produção leiteira no país. Também foram discutidas a situação do mercado nas várias regiões de Minas Gerais, o plano de ação da comissão para novembro e dezembro, o balanço das atividades de 2022 e as perspectivas para 2023.

“A maior conquista da Comissão em 2022 foi se tornar um canal para receber as demandas do produtor e, principalmente, fonte de informação para eles. É a informação estratégica que garante o seu crescimento e fortalecimento com rentabilidade e sustentabilidade. Destaco, também, o Conseleite, uma ferramenta para a previsibilidade do valor de referência do leite, que vai ser muito utilizada por ter grande aderência com o que está sendo praticado no mercado, e vai contribuir com a relação entre produtor e indústria”.