Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Curso destaca gestão e manejo para aprimorar estratégia de irrigação

SEMINÁRIO MINEIRO DE IRRIGAÇÃO
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
13/08/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Com a proposta de aprimorar técnicas de irrigação e uso sustentável e eficiente da água, o Sistema Faemg Senar realizou um curso piloto e inovador em Montes Claros, no Norte de Minas. Nomeado como "Operação de Sistema de Irrigação: Gestão e Manejo", o treinamento reuniu estudantes de cursos das ciências agrárias, profissionais da engenharia e produtores rurais durante os dias 11 e 12 de agosto.

O curso, que integra a programação do 2º Seminário Mineiro de Irrigação, apresentou aos alunos diversas formas de analisar os sistemas de irrigação, sua viabilidade técnica, econômica, ambiental e legal; ensinou a identificar a necessidade de irrigação com base nas características do solo, clima e cultura, entre outros temas.

“Esse curso veio para conscientizar sobre o manejo da irrigação. Conhecendo a parte de solos e gestão, o produtor poderá saber qual equipamento usar em cada momento e cultura. Isso porque, para cada cultura há um tipo de irrigação recomendada, seja ela de superfície, microasperção, gotejamento, entre outros”, destaca o instrutor do curso e engenheiro agrônomo, Magno Leal.

A irrigação representa uma das grandes alternativas tecnológicas para se produzir, especialmente em regiões semiáridas, com instabilidade de períodos de chuva, como é caso do Norte do estado. O produtor Adailton dos Santos Pereira, morador da comunidade de Engenho Novo, em Montes Claros, inscreveu-se no curso para aprimorar técnicas que possam ajudar a melhorar o plantio de alimentos e pasto destinado à criação de animais.

“Esse curso vai ajudar muito. Porque sabemos plantar e molhar o terreno, mas com o manejo, para saber a quantidade de água que devemos usar e como administrá-la, será ainda melhor. Vai trazer benefícios para a propriedade”, destacou o produtor.

Estudante do segundo período de engenheira agrícola da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sabrinna Pereira quer usar os conhecimentos do curso para aprimorar a irrigação no pequeno sítio da família, destinado ao plantio de frutas e hortaliças, mas também para projetar um futuro profissional.

“Quero produzir mais e passar a entender quais plantas precisam de maior suporte de água, quais menos, gerando mais qualidade no uso da irrigação. Essa área me chama muita atenção e quero me profissionalizar. O curso já mostrou alguns caminhos e vai me ajudar na vida acadêmica”.

Irrigação como chave para produção mineira

O 2º Seminário Mineiro de Irrigação apresenta novas soluções e os mais recentes debates sobre a irrigação, que é essencial para o desenvolvimento da produção agropecuária em toda Minas Gerais. Na programação, palestras de especialistas renomados mundialmente no segmento. O evento é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar e do Governo de Minas, conta com o patrocínio do Confea e da Valley, além do apoio de diversos parceiros institucionais.

O evento ocorre em um momento estratégico, com a publicação do novo Decreto da Agricultura Irrigada em Minas Gerais e de portarias importantes, como a da outorga sazonal para a bacia do Rio São Francisco.