Trabalhar a conscientização ambiental por meio da reutilização de embalagens de papelão é um dos objetivos do curso Reutilização de Materiais / Embalagens. Mas não para por aí. O treinamento também trabalha o resgate cultural do município ou região onde as aulas estão sendo ministradas.
Um grupo formado por dez participantes, entre eles, moradores da zona rural e artesãs de Piraúba, participaram do curso, ministrado pela instrutora Ivanete Mazilde Ferreira Figueiredo, e resgataram marcos, como pontos turísticos e históricos do município, como o Morro do Cruzeiro e o peixe dourado, que deu origem ao nome Piraúba.
“Foi a primeira vez que o treinamento foi ministrado na cidade e o interesse não poderia ter sido melhor. Tanto que participantes e outras pessoas já demonstraram interesse nesse e em mais cursos nessa linha”, destacou o mobilizador Everton Pinto Gonçalves.
O evento foi resultado da parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato dos Produtores Rurais de Piraúba, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
“Fiquei muito feliz com a oportunidade de participar do evento, que atendeu a todas as minhas expectativas.” - Elenice Alves Bonato de Oliveira, artesã e professora de artesanato.
“Gostei muito do curso. Muito inovador. Aprendi técnicas que irei utilizar em minha profissão.” - Karoline de Fátima da Silva Tavares, jovem participante.
“Esta foi a segunda vez que participei de um curso ministrado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES e, mais uma vez, foi excelente. Retratamos pontos turísticos do nosso município, tendo a terra como matéria-prima.” – Isabel de Abreu Martins Moreira, artesã.