Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Ex-alunas participam de exposição em Montes Claros

ARTESANATO
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
29/04/2022 . SENAR

Ex-alunas do curso de Artesanato de Fibras Naturais do Sistema FAEMG vão expor seus produtos durante um evento em Montes Claros a partir desta sexta-feira (30). Serão expostas peças de decoração e de utilidade doméstica, produzidas com fibras da bananeira e taboa, planta aquática muito comum em toda a região.

“Serão peças diversas, como cestos de roupas, pufes, luminárias, bandejas de café da manhã, entre outros. Todas as peças foram produzidas por mães que fizeram parte do curso realizado pelo Sistema FAEMG neste ano”, explicou uma das participantes, Marisângela Ferreira dos Reis Gonçalves.

Essas mulheres são mães de jovens assistidos pelo projeto Saber Viver, de Varzelândia, que busca ser um espaço de transformação social, especialmente para a população carente. Além de ter sido aluna do curso de Fibras Naturais, Marisângela é coordenadora do projeto e foi quem buscou a parceria com o Sistema FAEMG. A parceria tem dado resultado, garantindo novas oportunidades.

“O projeto Saber Viver surgiu de uma parceria com a Polícia Militar e o Ministério Público para reduzir o índice de crimes e ser um elo de orientação sobre a vida. Vivemos em uma cidade pequena, com poucas oportunidades de trabalho. Foi quando vimos essa alternativa para que as mães dos jovens assistidos pudessem trabalhar em casa com o artesanato. Muitas mães não tiveram estudo e vivem com baixa renda. Com o treinamento, buscamos geração de novas oportunidades e melhoria de vida. Muitas das participantes chegaram em casa e já ensinaram para as filhas. Com a exposição, esperamos que mais mães participem do projeto e que possamos aumentar a nossa produção”, destacou.

Ana Maria Barbosa de Jesus também vai participar da exposição. Ela gostou tanto dos novos conhecimentos que já treinou as filhas para produzirem as peças de artesanato. “Achei importante este curso porque aqui na cidade não temos algo do tipo. Entramos na aprendizagem e continuamos produzindo. Leva tempo, tive um pouco de dificuldade no preparo inicial dos materiais, mas vale a pena. Gostei muito do resultado final e espero garantir renda extra. A expectativa é muito boa”, relatou.

A instrutora Guiomar Mendes segue acompanhando a evolução e o entusiasmo das mães de Varzelândia. Ela lembra que, no início, foi uma grande novidade para todas as participantes, que, apesar de terem contato com os materiais usados, não tinham ainda o treinamento para produção do artesanato.

“É muito legal quando a gente faz este tipo de curso em regiões mais carentes e vê que teve resultado. Quando apresentei a dinâmica do curso, elas se surpreenderam, ficaram curiosas e se mostraram dispostas. Na época, elas aprenderam desde a coleta e o processamento das fibras até a confecção das peças. Segui orientando-as, dando dicas para implementar nas peças. O sucesso depende também dos alunos, e isso está demonstrado neste grupo. Acredito que a turma vai seguir mais longe”, contou.

“Somente gerando força de trabalho e possibilidade de aumento de renda das famílias que se tem qualidade de vida no meio rural. Por isso, a importância do Sistema FAEMG capacitar as artesãs, especialmente nos municípios que dispõem de matérias-primas para o artesanato, possibilitando um arranjo produtivo local de suma importância para agregação de valor e renda para o município”, enfatizou o gerente regional do Sistema FAEMG em Montes Claros, Dirceu Martins.

Serviço

1ª Exposição de Cestarias das Mães do Projeto Saber Viver
30 de abril a 9 de maio
Galeria de arte dentro na Avenida João XXIII, 481, no Bairro Edgar Pereira, em Montes Claros
Entrada gratuita