A implantação do Polo de Ensino para o Curso Técnico em Fruticultura na sede do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) foi tema da reunião do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, e do gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, com a diretora executiva do TecnoParq da UFV, Adriana Ferreira, e as mobilizadoras do Sindicato de Produtores Rurais de Viçosa, Eliana Barbosa e Mirivone Silveira.
As três instituições já são parceiras, sendo que a estrutura do TecnoParq está à disposição para sediar eventos e cursos do Sistema. Agora, a parceria será ampliada para a efetivação do Polo de Ensino. Nos cinco módulos do curso (1.350 horas), haverá aulas presenciais e virtuais, dias de campo e visitas técnicas, entre outras ações. A seleção dos alunos está em andamento e na etapa das entrevistas. A turma de 25 alunos deve começar as aulas em abril.
O Sistema FAEMG/SENAR/INAES, coordenará todo o desenvolvimento do curso com ações on-line, presenciais e acompanhamento da certificação e habilitação técnica dos participantes junto à Secretaria Nacional e ao MEC. O Sindicato acompanhará a seleção dos candidatos, a mobilização de aulas presenciais e visitas técnicas. Já o Tecnoparq, além da infraestrutura, fornecerá corpo técnico administrativo para acompanhamento contínuo durante o curso e disponibilizará área para abrigar o viveiro de mudas para as aulas práticas.
“O curso técnico é uma alternativa de formação para os jovens, com preparação para o mercado de trabalho cada vez mais exigente. Também contribui para a diversificação da base produtiva na região ao fomentar a fruticultura, atividade altamente empregadora de mão de obra e geradora de renda. Na reunião, conversamos sobre os próximos passos para o polo e reafirmamos a parceria forte entre o Sistema e o Tecnoparq/UFV.” – Marcos Reis, gerente regional em Viçosa
“A iniciativa de habilitação do Polo de Ensino para ações de Educação Formal em Viçosa surgiu da necessidade de atender à demanda latente na região por profissionais técnicos para suprir o mercado de trabalho. O Curso Técnico em Fruticultura possibilita duas certificações intermediárias: Assistente de Produção de Frutas e Assistente de Controle de Produção, além da habilitação Técnica em Fruticultura.” – Tércia Almeida, gerente de Educação Formal do Sistema FAEMG/SENAR/INAES