Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Curso Técnico de Fruticultura em Viçosa

CURSOS TÉCNICOS DO SENAR
ESCRITO POR SEDE, EM BELO HORIZONTE
23/02/2021 . SENAR

A implantação do Polo de Ensino para o Curso Técnico em Fruticultura na sede do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) foi tema da reunião do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, e do gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, com a diretora executiva do TecnoParq da UFV, Adriana Ferreira, e as mobilizadoras do Sindicato de Produtores Rurais de Viçosa, Eliana Barbosa e Mirivone Silveira.

As três instituições já são parceiras, sendo que a estrutura do TecnoParq está à disposição para sediar eventos e cursos do Sistema. Agora, a parceria será ampliada para a efetivação do Polo de Ensino. Nos cinco módulos do curso (1.350 horas), haverá aulas presenciais e virtuais, dias de campo e visitas técnicas, entre outras ações. A seleção dos alunos está em andamento e na etapa das entrevistas. A turma de 25 alunos deve começar as aulas em abril.

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES, coordenará todo o desenvolvimento do curso com ações on-line, presenciais e acompanhamento da certificação e habilitação técnica dos participantes junto à Secretaria Nacional e ao MEC. O Sindicato acompanhará a seleção dos candidatos, a mobilização de aulas presenciais e visitas técnicas. Já o Tecnoparq, além da infraestrutura, fornecerá corpo técnico administrativo para acompanhamento contínuo durante o curso e disponibilizará área para abrigar o viveiro de mudas para as aulas práticas.

“O curso técnico é uma alternativa de formação para os jovens, com preparação para o mercado de trabalho cada vez mais exigente. Também contribui para a diversificação da base produtiva na região ao fomentar a fruticultura, atividade altamente empregadora de mão de obra e geradora de renda. Na reunião, conversamos sobre os próximos passos para o polo e reafirmamos a parceria forte entre o Sistema e o Tecnoparq/UFV.” – Marcos Reis, gerente regional em Viçosa

“A iniciativa de habilitação do Polo de Ensino para ações de Educação Formal em Viçosa surgiu da necessidade de atender à demanda latente na região por profissionais técnicos para suprir o mercado de trabalho. O Curso Técnico em Fruticultura possibilita duas certificações intermediárias: Assistente de Produção de Frutas e Assistente de Controle de Produção, além da habilitação Técnica em Fruticultura.” – Tércia Almeida, gerente de Educação Formal do Sistema FAEMG/SENAR/INAES