Com as técnicas e ensinamentos proporcionados pelos cursos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com o Sindicato Rural de Itamonte, a família do produtor César Alves Leite, do sítio Ilha Grande, está alcançando resultados positivos na propriedade. César e o irmão, Celso Alves Leite, participaram dos cursos de Inseminação Artificial de Bovinos, Cria e Recria de Bezerras e Operação e Manutenção de Motosserra e Roçadeira, enquanto sua esposa, Vanda Lúcia Carvalho Alves, fez o curso de Derivados do Leite.
Inseminação Artificial de Bovinos
Hoje, 80% das vacas ordenhando nasceram por inseminação. Antes dos treinamentos, César produzia cerca de 100 litros por dia com 18 vacas em lactação. Agora, com a mesma quantidade de vacas, ele produz 150 litros, com um aumento na produtividade de 50%.
“Após o curso, inseminamos as vacas e melhoramos a qualidade dos animais. Algumas ainda estão em desmame dos bezerros e, por isso, a quantidade do leite diminui. Após este processo, vamos conseguir aumentar ainda mais nossa produção,” explicou o produtor.
Operação e Manutenção de Motosserra e Roçadeira
A família conta com três roçadeiras na propriedade. Antes do curso, ela custeava a manutenção destes equipamentos. Agora, os produtores realizam a tarefa e economizam com mão de obra.
Cria e Recria de Bezerras
Com o treinamento, o produtor aprendeu a aplicar medicamento e injeção nos animais, melhorar os cuidados com as vacas e bezerras durante o parto, trabalhar o manejo correto com as bezerras recém-nascidas e a nutrição adequada para os animais.
“Eu melhorei a dieta dos animais e isto impacta diretamente na produção. Os ensinamentos do curso fizeram a diferença para o meu rebanho. Se não fossem o Sistema FAEMG, o Sindicato e os instrutores, certamente, eu não estaria produzindo como agora”, contou.
Derivados do Leite
Vanda trabalhava com a fabricação de queijos. Com o objetivo de melhorar as técnicas de produção, ela participou do curso. Ela aumentou as vendas de parmesão artesanal e entrega em padarias, açougues e mercados na cidade de Itamonte. Agora, também aprendeu novos produtos e produz para o consumo da família.
“Este curso foi sensacional. Melhoramos as técnicas e isto é fundamental para nós, pois conseguimos produzir com menor custo e em menos tempo. Todos os cursos do Sistema FAEMG entregam benefícios para a propriedade e isso faz a diferença para o produtor. Com isso, a família diminui custos, aumenta a produção e melhora a qualidade de vida”, contou.
“Conseguimos ver o crescimento da família após os treinamentos. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES tem feito a diferença em nosso município. Fico muito feliz em levar estes cursos em comunidades distantes do município, e o Sistema FAEMG sempre está presente ao lado do produtor rural”, finalizou a mobilizadora do Sindicato Rural de Itamonte, Márcia Ferreira Castilho.