Gestores do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e do Sebrae MG reuniram-se para discutir um projeto para aprimoramento da cadeia do agronegócio do leite de forma cooperativa. Após outras conversas com entidades de referência do agro mineiro e da pecuária leiteira especificamente, foi a vez do Sebrae conhecer a iniciativa e dar sua contribuição à proposta, tendo em vista sua expertise em associativismo e empreendedorismo. A reunião foi conduzida pelo superintendente técnico da FAEMG, Altino Rodrigues Neto, e pelo superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, junto com o diretor técnico do Sebrae MG, João Cruz Reis Filho.
O objetivo do projeto é ofertar capacitação e transferir tecnologia a pequenos e médios produtores rurais, além de treinar técnicos para o Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG. Outra frente de trabalho é aprimorar a produtividade e qualidade dos produtos, investindo em ações que promovam a formalização e a viabilidade econômica de todos os integrantes da cadeia, desde produtores envolvidos na pecuária leiteira, até agroindústrias de produtos artesanais e de pequeno porte.
Também participaram da reunião o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG, Bruno Rocha de Melo; o gerente regional do Sistema em Juiz de Fora, Wander Magalhães; a gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Priscilla Lins; a analista técnica da Unidade de Agronegócios, Fernanda Merlo; e a analista de Agronegócios Danielle Fantini.
Expansão da proposta
De acordo com o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, o projeto poderá ser apresentado em Brasília, para o presidente do Sistema CNA, João Martins, e o diretor-geral do SENAR Central, Daniel Carrara. “Dando tudo certo aqui, acreditamos que eles tenham interesse em implantar a ideia em outros estados, e para outras cadeias além da cadeia do leite”, avaliou.