Reciclar materiais e ajudar a compor a renda da família foram os principais objetivos de Teresa de Jesus Sousa, que começou a confeccionar bolsas de lacre de garrafa PET. As técnicas para o desenvolvimento dos materiais foram aprendidas no curso de Materiais Recicláveis / PET, oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com o Sindicato Rural de Heliodora.
Teresa mora com o filho Luís Felipe, de 11 anos, na comunidade Sobralada, na zona rural de Heliodora. Ela contou que Luís Felipe está empolgado e ajuda tirando fotos, desenhando novos modelos e escolhendo as cores para as bolsas. Os valores variam entre R$ 30 e R$60.
“Dentro de um ônibus, indo para a zona rural, eu ouvi a mobilizadora Iraci explicando sobre este curso e me interessei muito. Naquele momento, eu não imaginava o quanto o treinamento seria importante para mim. Só tenho a agradecer ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES por esse apoio”, contou.
“O meu sonho é vender em mais lugares e, quem sabe, ter minha própria loja de produtos artesanais. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES nos dá a oportunidade de melhorar a renda e também a motivação para produzir nossos produtos. O instrutor é muito atencioso, extremamente competente e apaixonado pelo que faz. No curso, também aprendi a confeccionar vassouras e enfeites”, contou.
O instrutor Jair Dionísio de Souza ensinou técnicas de artesanato com garrafas PETs, a fazer objetos com as tampas e vassoura com o plástico, empreendedorismo, cálculo de preços e como vender os produtos. “Durante as aulas, Teresa mostrava que queria proporcionar uma qualidade de vida melhor para o filho. Depois do treinamento, ela criou sua logomarca, o cartão de visitas e sempre me liga pedindo algumas orientações e compartilha as novidades. Fico feliz pela sua persistência e resiliência”.
“O Sindicato Rural de Heliodora contribui para o bem do produtor há mais de 40 anos e ver uma história como a de Teresa me deixa muito feliz. Ela é guerreira, esforçada e está sempre buscando aperfeiçoar as bolsas e inseri-las no mercado. Vamos continuar levando conhecimento e oferecendo oportunidades aos produtores”, explicou a mobilizadora do Sindicato Rural de Heliodora, Iraci de Fátima Inácio.