Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Ex-aluna empreende com bolsa de lacre de garrafa PET

ARTESANATO
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE LAVRAS
26/08/2021 . SINDICATOS, SENAR

Reciclar materiais e ajudar a compor a renda da família foram os principais objetivos de Teresa de Jesus Sousa, que começou a confeccionar bolsas de lacre de garrafa PET. As técnicas para o desenvolvimento dos materiais foram aprendidas no curso de Materiais Recicláveis / PET, oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com o Sindicato Rural de Heliodora.

Teresa mora com o filho Luís Felipe, de 11 anos, na comunidade Sobralada, na zona rural de Heliodora. Ela contou que Luís Felipe está empolgado e ajuda tirando fotos, desenhando novos modelos e escolhendo as cores para as bolsas. Os valores variam entre R$ 30 e R$60. 

“Dentro de um ônibus, indo para a zona rural, eu ouvi a mobilizadora Iraci explicando sobre este curso e me interessei muito. Naquele momento, eu não imaginava o quanto o treinamento seria importante para mim. Só tenho a agradecer ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES por esse apoio”, contou.

“O meu sonho é vender em mais lugares e, quem sabe, ter minha própria loja de produtos artesanais. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES nos dá a oportunidade de melhorar a renda e também a motivação para produzir nossos produtos. O instrutor é muito atencioso, extremamente competente e apaixonado pelo que faz. No curso, também aprendi a confeccionar vassouras e enfeites”, contou.

O instrutor Jair Dionísio de Souza ensinou técnicas de artesanato com garrafas PETs, a fazer objetos com as tampas e vassoura com o plástico, empreendedorismo, cálculo de preços e como vender os produtos. “Durante as aulas, Teresa mostrava que queria proporcionar uma qualidade de vida melhor para o filho. Depois do treinamento, ela criou sua logomarca, o cartão de visitas e sempre me liga pedindo algumas orientações e compartilha as novidades. Fico feliz pela sua persistência e resiliência”.

“O Sindicato Rural de Heliodora contribui para o bem do produtor há mais de 40 anos e ver uma história como a de Teresa me deixa muito feliz. Ela é guerreira, esforçada e está sempre buscando aperfeiçoar as bolsas e inseri-las no mercado. Vamos continuar levando conhecimento e oferecendo oportunidades aos produtores”, explicou a mobilizadora do Sindicato Rural de Heliodora, Iraci de Fátima Inácio.