Em apenas oito meses, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio do Sistema FAEMG já proporcionou resultados expressivos para o produtor Denilson da Silva, em Unaí. A pequena propriedade dele se transformou. Se antes o rebanho sentia a falta de pastagem, hoje tem fartura de capim e silagem. Com isso, a produção de leite aumentou, atingindo a marca dos 400 litros por dia.
“A assistência do programa tem sido fundamental. Eu e minha família vivemos do leite e, com esse direcionamento, passamos a enxergar o negócio de outra forma. Estamos corrigindo o que estava errado, implementando dentro da técnica e planejando para o futuro”, contou o produtor.
O técnico que o acompanha, Frederico Reis, destaca que o maior problema era com relação à formação e ao manejo de pastagem. “Fizemos correção do solo, plantio de milho para a produção de silagem e formamos novas pastagens. Consorciamos o capim Mombaça com o plantio de milho e, dessa forma, além de servir de volumoso na seca, serviu de pastejo no período das águas”.
Em Unaí, o Programa ATeG Balde Cheio conta com a parceria da Cooperativa Agropecuária de Unaí (CAPUL), contemplando 30 produtores. “Todos estão muito empenhados. Estamos trabalhando bem a parte de gestão e executando as técnicas mais adequadas para cada caso. Já temos muitos resultados significativos”, comemorou o técnico.