Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Fartura de capim e silagem para rebanho de produtor em Unaí

ATEG BALDE CHEIO
ESCRITO POR ÉLCIO FONSECA, DE PATOS DE MINAS
16/05/2022 . SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Em apenas oito meses, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio do Sistema FAEMG já proporcionou resultados expressivos para o produtor Denilson da Silva, em Unaí. A pequena propriedade dele se transformou. Se antes o rebanho sentia a falta de pastagem, hoje tem fartura de capim e silagem. Com isso, a produção de leite aumentou, atingindo a marca dos 400 litros por dia.

Visita da equipe da regional do Sistema FAEMG em Patos de Minas à propriedade em Unaí

“A assistência do programa tem sido fundamental. Eu e minha família vivemos do leite e, com esse direcionamento, passamos a enxergar o negócio de outra forma. Estamos corrigindo o que estava errado, implementando dentro da técnica e planejando para o futuro”, contou o produtor.

O técnico que o acompanha, Frederico Reis, destaca que o maior problema era com relação à formação e ao manejo de pastagem. “Fizemos correção do solo, plantio de milho para a produção de silagem e formamos novas pastagens. Consorciamos o capim Mombaça com o plantio de milho e, dessa forma, além de servir de volumoso na seca, serviu de pastejo no período das águas”.

Em Unaí, o Programa ATeG Balde Cheio conta com a parceria da Cooperativa Agropecuária de Unaí (CAPUL), contemplando 30 produtores. “Todos estão muito empenhados. Estamos trabalhando bem a parte de gestão e executando as técnicas mais adequadas para cada caso. Já temos muitos resultados significativos”, comemorou o técnico.