Mais uma turma do Programa Aprendizagem Rural começou no Triângulo Mineiro, em parceria com a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA). Depois de Canápolis e Limeira do Oeste, chegou a vez de Uberaba começar a formação de 22 jovens aprendizes no curso de Mecanização Agrícola, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. O programa capacita os jovens para ingressar no mercado de trabalho rural.
Na aula inaugural, o gerente de Recursos Humanos, Cláudio Fidêncio, acompanhado de equipe da CMAA, contou um pouco da história da usina e incentivou os jovens a abraçarem esta oportunidade, lembrando que “muitos que estão lá fora não têm a chance de estar aqui”.
O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira, ressaltou que o conhecimento adquirido ao longo do programa será levado para o resto da vida. “É uma jornada de aprendizado e dedicação”, completou.
O mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Adílio Camargo Júnior, lembrou que, futuramente, os jovens podem continuar na empresa e orientou que eles aproveitem, ao máximo, esta oportunidade.
O programa tem duração de um ano, aproximadamente. Na aula inaugural, os jovens conheceram o cronograma de atividades e receberam o kit do programa, que inclui mochila, camiseta e caderno.
No módulo “Motivacional”, o primeiro do programa, a instrutora Ana Carolina Knychala, explicou que são abordadas as competências básicas para o trabalho, comunicação, trabalho em grupo e plano de desenvolvimento pessoal e profissional. “Neste módulo, também falamos da importância deles se reconhecerem como profissionais no mercado”.
Expectativa dos participantes
“Acho fantástica esta oportunidade que estão oferecendo para nós, jovens, de ter uma experiência para o mercado de trabalho. Em toda entrevista de emprego, sempre perguntam se tem experiência, então, o programa vai auxiliar a mim e a outras pessoas.” - Fabrício Augusto Alves, 20 anos
“Gostei e estou me identificando muito. Encontrei algo que gosto de estudar. A metodologia utilizada ajuda para que a gente aprenda facilmente, e tenho certeza de que este conteúdo será aproveitado ao longo da nossa vida profissional.” - Débora Ferreira Barbosa, 19 anos
As empresas do agronegócio que queiram ofertar o programa em parceria com o SENAR MINAS, atendendo à Lei da Aprendizagem, podem entrar em contato com o escritório regional ou com a Gerência Pedagógica, responsável pela coordenação do programa: cristiane@senarminas.org.br e/ou pedagogia@senarminas.org.br.