Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Jovens empregados em Divino e Orizânia após capacitação

PROGRAMA JOVEM NO CAMPO
ESCRITO POR LILIAN MOURA, DE VIÇOSA
11/08/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Edição do programa Jovem no Campo realizado na Zona da Mata foi voltada à cafeicultura

O jovem Miguel Nogueira entrou para o mercado de trabalho após a capacitação do Sistema Faemg Senar

O conhecimento adquirido no Programa Jovem no Campo, do Sistema Faemg Senar, foi o diferencial que garantiu o emprego a dois jovens de Divino e Orizânia, na Zona da Mata de Minas. Focado na cafeicultura, o programa foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Divino em 2022 e este ano ambos conseguiram vagas de emprego em empreendimentos ligados ao agronegócio.

Miguel Nogueira, de 16 anos, trabalha, desde maio, como auxiliar de prova em uma corretora e exportadora de café de Divino. “Com o Jovem do Campo aprendi a torrar, moer e provar o café, que é a parte em que eu atuo no meu trabalho. O programa me deu a experiência que precisava para conseguir a vaga”, elencou.

Já Júlia Silva, de 18 anos, atua em uma loja de produtos agrícolas de Orizânia há três meses. “O que aprendi de mais valioso foi a valorização do trabalho no campo. O programa gera oportunidades. Me orgulho muito de ter feito, pelas experiências vividas, e pelo contato com excelentes professores”, comemorou.

Júlia celebra os aprendizados obtidos no programa

Membro da diretoria e agente de desenvolvimento rural (ADR) do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino, Viviane Cunha destacou que a entidade comemora a transformação que o programa proporcionou aos jovens. “No início do programa eles relataram não ter interesse no meio rural e queriam deixar suas cidades ou trabalhar em outras áreas”, contou.

Viviane explicou que além dos módulos do curso, os alunos também participaram de eventos como a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, e a Semana do Fazendeiro, em Viçosa. Para a ADR, essas visitas ampliaram o olhar dos jovens e impulsionaram a procura por atividades dentro do agronegócio.

“É muito gratificante perceber que conseguimos levar informação e transformar conceitos. É disso que precisamos: que o jovem perceba que o campo é um local viável para se viver com qualidade”, assinalou Viviane Cunha.

Ela ainda salientou que a conquista de Miguel e Júlia comprova a eficácia do trabalho desenvolvido pelo sindicato. “Nossa função não é apenas a representação de classe, mas também apresentar informações e possibilidades aos jovens para preparar o futuro da classe no nosso município”, concluiu.