Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Mineiros faturam prêmio Jovens Líderes do Agro

CNA JOVEM
ESCRITO POR ASCOM
04/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Dois jovens mineiros saíram campeões do desafio comandado pela CNA/SENAR no encerramento do Programa CNA Jovem. Laerte Mendonça Neto, de Monte Alegre de Minas, propôs soluções para aumentar a participação de jovens nos Sindicatos Rurais e ficou entre os 5 campeões individuais do Programa. Já Nayara Gonçalves, de Barroso, venceu a premiação na categoria grupo, com a equipe EducaAgro. O resultado foi divulgado ontem (3) em evento virtual transmitido da sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília.

Os jovens foram escolhidos por mentores e pela coordenação do programa entre 10 finalistas. Além de se destacarem pela originalidade e implementação da iniciativa individual, eles foram reconhecidos pela competência de liderança que demonstraram pela atuação nos grupos. Eles foram premiados com troféus e uma missão técnica pelas principais regiões do agronegócio do Brasil, que será realizada em 2022.

Grupo EducaAgro, que ficou em primeiro lugar, também conta com uma mineira: Nayara Gonçalves

Para a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Liziana Rodrigues, não havia dúvidas sobre o alto nível dos jovens mineiros: "tive a oportunidade de conhecer pessoalmente os nossos representantes e pude observar o valor e dedicação de cada um. Fiquei surpresa e emocionada com a representatividade de Minas entre os premiados. Este resultado nos impulsiona a continuar investindo na juventude, com a certeza que o futuro do agro está em boas mãos".

Marília Saraiva, analista de Formação Profissional Rural e coordenadora estadual do CNA Jovem, é só alegria, com a sensação de dever cumprido: "Minas Gerais veio com tudo nesta 4ª edição. Tivemos a representatividade de seis grandes jovens que se dedicaram, foram se destacando e mostraram grande evolução durante esta jornada desafiadora de 14 meses. Tenho muito orgulho deles!".

 

Campo Jovem

Vencedor mineiro, de Monte Alegre de Minas, Laerte foi um dos seis jovens a representar o estado até o final do Programa. Ele tem 26 anos, é engenheiro agrícola, mestrando em Proteção de Plantas e pós-graduando em Liderança para Transformação Digital 4.0.
Em seu projeto premiado, Laerte buscou soluções para a baixa participação de jovens nos Sindicatos Rurais. Ele decidiu agir localmente, encarando o desafio em sua própria cidade e oferecendo aos jovens de Monte Alegre de Minas a possibilidade de uma vivência empresarial no Sindicato dos Produtores Rurais. 

“A solução que encontrei para vencer esse desafio foi mobilizar pessoas para criar um grupo de Jovens no Sindicato. Atualmente, o grupo Campo Jovem conta com 20 participantes, e o apoio do Sindicato e da Secretaria Municipal de Agricultura, da Indústria e Comércio” – Laerte Neto.

 

Núcleo de Inteligência em Bioinsumos

"Fico muito feliz por fazer parte do grupo que se destacou nesta edição. Eu aprendi muito com os amigos que construí dentro do EducaAgro, e dentro do CNA Jovem eu amadureci tanto pessoalmente, quanto profissionalmente. Nós propusemos o nosso Núcleo de Inteligência em Bioinsumos. Tivemos grandes ações e resultados incríveis ao longo de nossa trajetória. Não chegamos até aqui sozinhos, tivemos o apoio de muita gente que confiou no nosso trabalho, inclusive agradeço ao sistema FAEMG/SENAR/INAES, que, desde o início, se dispôs a ajudar os jovens mineiros nessa jornada e não mediu esforços para nos preparar para o dia da apresentação. Recomendo a todos os jovens que conheçam o CNA jovem, façam a inscrição e se dediquem! É um programa incrível que nos prepara muito para a realidade do Agro brasileiro. O prêmio nos dará ainda mais voz e continuaremos com nossas ações, rumo a uma produção mais sustentável, ajudando os produtores a continuarem a alimentar o país e o mundo" - Nayara Gonçalves.

 

 

CNA Jovem em números

Desde a primeira edição, em 2014, aproximadamente cinco mil jovens já participaram de alguma etapa do programa.

A 4ª EDIÇÃO 
Começou em agosto de 2020 

3.742 jovens inscritos com idade de 22 a 30 anos.
80 classificados para participar
76 participantes chegaram ao fim da edição
+ de 300 horas de atividades, mentorias e conteúdos totalmente digitais.

Assista ao vídeo da final: