No Agro + Verde, os produtores rurais recebem orientações técnicas e insumos para melhorar a qualidade das pastagens e restaurar áreas de preservação permanente e reserva legal
A segunda fase do Programa Agro +Verde foi lançada nesta quarta-feira (22/3), durante a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), em Uberlândia. A iniciativa é uma parceria do Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), e a Cargill. Nesta nova etapa, mais 170 produtores rurais irão receber insumos e assistência técnica para promover a sustentabilidade no Triângulo Mineiro. O projeto piloto, com 30 produtores, está sendo desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia.
No Agro +Verde, os produtores rurais recebem orientações técnicas e insumos para melhorar a qualidade das pastagens e restaurar áreas de preservação permanente e reserva legal dentro das propriedades. Pelo Sistema Faemg Senar, o termo de parceria da segunda etapa foi assinado pelo presidente Antônio de Salvo, pelo vice-presidente Ebinho Bernardes e pelo superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, além dos gerentes de Projetos de Sustentabilidade da Cargill, Raphael Hamawaki e Bárbara Rotter.
“Estamos aqui para trabalhar para os produtores, inclusive trazendo parcerias como essa, que incentivam práticas de sustentabilidade. A segunda fase está encorpando este projeto para, quem sabe, possa ser transportado para todas as regiões mineiras”, disse o presidente Antônio de Salvo.
Os resultados preliminares obtidos na primeira fase das ações, que contemplam produtores de seis municípios das Bacias do Rio Grande e do Rio Tijuco, foram apresentados pelo vice-presidente Ebinho Bernardes. “O programa desenvolve várias ações, dentre elas a reforma de pastagens degradadas e de passivos ambientais. Isso é muito importante, principalmente para o pequeno produtor, que às vezes têm menos acesso a estas informações e até mesmo ao recurso. E isso vem também para incrementar a renda desses produtores, pois o melhoramento das pastagens permite a criação de mais animais por hectare”, afirmou.
As ações do programa incluem o diagnóstico da propriedade rural e das áreas de proteção legal que serão restauradas, análise de solo para levantar quais serão os insumos necessários, o preparo da área, o fornecimento de mudas, além da capacitação dos produtores para manutenção e monitoramento das áreas restauradas.
“Essa iniciativa está alinhada ao propósito da companhia em nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Participamos desde a definição e desenho do escopo deste projeto e continuaremos até a fase de monitoramento e avaliação do impacto da iniciativa”, disse o gerente da Cargill, Raphael Kamawaki.
Programação na Femec
Dentro da programação da Femec, nesta quinta-feira (23/3) o Sistema Faemg Senar promoverá um Encontro Regional de Produtores de Leite, às 10h, para apresentar a nova ferramenta do Conseleite-MG e debater outras demandas do setor. Também nesta quinta-feira outra atração será o 3º Encontro das Mulheres Mineiras do Agronegócio, às 14h. A roda de conversa é feita em parceria com o Sistema Faemg Senar e tem a participação da jornalista Kellen Severo, especialista em economia e agronegócio.
Na sexta-feira (24), a programação inclui uma reunião do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a partir das 9h. Outra atividade é o painel “Construindo Valor no Agro”, com Marcos Fava Neves (Dr. Agro), e que terá a participação do vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, a partir das 14h.
Nesta quinta e sexta, o estande do Sistema Faemg Senar, localizado no Pavilhão do Agronegócio, promoverá quatro oficinas de “Agricultura de Precisão” e de “Pecuária de precisão: robótica e automação de atividades zootécnicas”. Várias startups da NovoAgro Ventures também estão presentes no estande.