Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Novas turmas de ATeG em Guarda-Mor

ATEG BALDE CHEIO
ESCRITO POR ÉLCIO FONSECA, DE PATOS DE MINAS
29/08/2022 . SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Produtores de Guarda-Mor estão recebendo as primeiras visitas dos técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, que busca tornar a bovinocultura de leite mais forte e rentável no município. Os 60 produtores foram divididos em dois grupos, que serão conduzidos pelos técnicos Maicol Fernandes e Pedro Pereira Filho.

Antes do início dos trabalhos, os produtores se reuniram com o gerente regional do Sistema FAEMG, Sérgio Coelho; os técnicos do programa; o agente de Desenvolvimento Rural de Guarda-Mor, Wender Martins; e a coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor do município, Vânia Guimarães, para assistirem à apresentação do ATeG Balde Cheio, do trabalho do Sistema FAEMG e dos parceiros, Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura.

“Os produtores já conhecem a qualidade dos cursos do Sistema FAEMG, assim como do ATeG. A partir de agora, eles vão ter a oportunidade de fazer planejamento, ver a própria evolução, anotando seus dados técnicos e financeiros, para saber onde estão e aonde querem chegar”, ressaltou Sérgio Coelho.

Vânia Guimarães destacou que a atuação do ATeG na região tem sido um divisor de águas para os produtores rurais. “Estamos muito felizes em abrir mais duas turmas no município, beneficiando a cadeia produtiva do leite no intuito de profissionalizar a atividade. O ATeG é extremamente importante para o desenvolvimento da pecuária de leite porque trabalha a gestão da propriedade e a sucessão familiar”.

Para Wender Martins, que faz o trabalho de mobilização dos produtores e formação das turmas, é gratificante atender a 60 produtores de uma vez. “Agradecemos a cada produtor que assinou o termo de adesão ao programa. Eles sabem da qualidade dos programas do Sistema Faemg e que terão ganhos nas propriedades. Eles são carentes dessa assistência técnica e gerencial, então o ATeG será transformador para eles. Agradecemos ao Sistema FAEMG e à Prefeitura de Guarda-Mor, que tem dado total apoio”.