Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Triângulo Mineiro recebe capacitação do Projeto Pró-Mudas

CAPACITAÇÃO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
11/11/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Instrutores e técnicos de campo de cinco estados participaram da capacitação em Uberaba

A região do Triângulo Mineiro foi selecionada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para sediar a última capacitação do Projeto Pró-Mudas. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção de mudas de espécies nativas para consumo próprio de produtores rurais em todos os biomas brasileiros. No início de novembro, Uberaba recebeu 20 instrutores e técnicos de campo de cinco estados para o treinamento do plantio de espécies dos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

“O objetivo principal deste programa é o produtor conseguir produzir as suas próprias mudas, utilizando o que já tem na propriedade. Estamos utilizando viveiros padronizados de 25 m², e o trabalho envolve a coleta e tratamento das sementes para serem levadas até os locais necessários para a multiplicação, sejam saquinhos, tubetes ou sementeiras”, explica o analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Martins.

De acordo com ele, o projeto permitirá que os produtores rurais adquiram autonomia para atender às exigências da legislação ambiental e suprir demandas de recomposição ou conservação em suas propriedades, além de contribuir com a adoção de sistemas produtivos integrados e agroflorestais. “Agora, esses multiplicadores que foram treinados irão levar o programa para os produtores rurais. Os interessados devem procurar o sindicato do seu município”, completou. Participaram da capacitação em Uberaba, instrutores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo.

Plantio no viveiro do projeto Pró-Mudas, durante capacitação em Uberaba, no Triângulo Mineiro

A engenheira agrônoma Juliana Pamplona, instrutora do Senar do Rio Grande do Norte, viajou para o Triângulo Mineiro com outros dois colegas de profissão para agregar e compartilhar conhecimento. “A ideia é levar o projeto para o nosso estado e lá disseminar as informações na área de desenvolvimento e restauração de áreas florestais, ajudando os produtores rurais e trazendo melhorias e soluções para o agronegócio”, afirmou.

A produtora rural Alessandra Lopes Silva, do Sítio Recanto da Paz, aprovou a iniciativa. “Foi muito bom receber o projeto aqui. Com essas mudas vou restaurar algumas áreas da propriedade e fazer o sombreamento dos piquetes”, explicou. Ao todo, o Senar organizou seis turmas de formação e atualização técnica, para capacitação de 90 profissionais em todo o Brasil. O treinamento também passou pelos estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Goiás. Com a conclusão da capacitação, o programa estará disponível no catálogo de treinamentos do Sistema Faemg Senar aos produtores e trabalhadores rurais.