Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Eleição do INAES reforça gestão e amplia projetos

INAES
ESCRITO POR NATHÁLIA FERREIRA DE BELO HORIZONTE
11/11/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) realizou, nesta terça-feira (11/11), uma Assembleia Geral Extraordinária online com sócios fundadores e foram aprovadas por unanimidade a recondução de Renato José Laguardia de Oliveira ao cargo de presidente da Diretoria Executiva e a designação de Paulo Alves Cardoso, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Iraí de Minas, como vice-presidente. Os mandatos terão vigência de 29 de novembro de 2025 a 28 de novembro de 2029.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, responsável pela indicação da presidência do INAES, destacou o papel do Instituto como um dos principais instrumentos de fortalecimento do Sistema. “O INAES é uma turbina que impulsiona o nosso motor. Temos o potencial de ensinar, qualificar e treinar os nossos produtores, e o Instituto é um fator de potência nas nossas ações, seja na base, nos sindicatos ou em todas as instâncias do Sistema. Vamos seguir fortalecendo nossas relações, com mais diálogo e presença junto às nossas bases, para que o Sistema continue crescendo de forma unida e atuante”, afirmou.

Reconduzido à presidência, Renato Laguardia agradeceu a confiança e reforçou o propósito de seguir ampliando a atuação do Instituto. “Podem ter certeza de que vamos continuar trabalhando com dedicação para tornar o INAES cada vez mais forte e reconhecido. Nosso propósito é ser um verdadeiro braço de inovação e apoio aos sindicatos rurais, fortalecendo o Sistema como um todo. Contem conosco e com toda a equipe”, afirmou. Ele também agradeceu à vice-presidente que encerra seu mandato, Hilda Loschi, pelo trabalho desempenhado nos últimos quatro anos.

Durante a assembleia, também foi eleita a Comissão Eleitoral dos conselheiros fiscais, composta por Francisco Maurício Barbosa Simões, Silas Canedo e Adriano Duarte Persichini Cunha. Após a leitura e aprovação do regulamento eleitoral, foi eleita também a nova composição do Conselho Fiscal: Vinícius José Rios Rodrigues, Edberto José Zanon Rezende e Cleides Queiroz de Melo Junior (efetivos), além de Alexandre Aguiar Rocha, Eugênio Mendes Diniz e Osni Pessamilio (suplentes). O mandato também será de quatro anos, de 2025 a 2029.

Ao encerrar a reunião, Renato Laguardia reforçou a importância da união entre o INAES, o Sistema Faemg Senar e os sindicatos. “O INAES nasceu com a missão de ser um instituto forte, inovador e parceiro dos nossos sindicatos. Temos projetos importantes em andamento e vamos continuar crescendo com o apoio de todos. Que possamos divulgar esse trabalho, atrair mais parceiros e levar nossos resultados cada vez mais longe”, concluiu.

Trajetória e projetos de destaque

Fundado em 29 de novembro de 2007, o Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES) nasceu com o propósito de impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento das ações do Sistema Faemg Senar. Ao longo de sua trajetória, o Instituto se consolidou como referência em gestão ambiental, eficiência produtiva e integração sindical, atuando como elo estratégico entre produtores rurais, setor público e iniciativa privada.

Entre as iniciativas em andamento, o projeto Agro + Verde, desenvolvido em parceria com a Cargill, promove a recuperação de áreas degradadas em propriedades rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Já são mais de 2 mil hectares em restauração. Além disso, avança em outra frente a implantação de 2900 hectares de cacau na região norte de Minas Gerais.

O Programa Compra Estratégica estimula compras coletivas de insumos agrícolas com apoio dos sindicatos rurais, gerando economia média de 11% aos participantes. O projeto já movimentou mais de R$ 2 milhões, fortalecendo o poder de negociação e a gestão das propriedades.

O Novo INAES representa um passo de reposicionamento institucional e inovação, com a construção do novo planejamento estratégico e o mapeamento do ecossistema de inovação. A iniciativa busca integrar ações e ampliar o alcance do Instituto nas políticas de sustentabilidade e desenvolvimento rural.

O Programa Produtor Responsável avança na criação de uma plataforma digital de conformidade e sustentabilidade, com ferramentas voltadas à gestão de riscos e à adequação ambiental das propriedades. A iniciativa inclui o uso de sensoriamento remoto para monitoramento de áreas de reserva legal, reforçando o compromisso do INAES com a governança e o compliance ambiental.

O gerente executivo do INAES, Bruno Rocha de Melo, destacou o papel dos sindicatos na condução das ações. “Temos reuniões frequentes para alinhar as iniciativas e repassar os projetos em andamento. Contamos com as opiniões e indicações dos nossos parceiros, porque eles são parte essencial do INAES. Nosso papel é filtrar, direcionar e agir. Podem ter certeza de que a nossa equipe está trabalhando com muita energia para fortalecer o Sistema como um todo”, afirmou.