Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Oportunidade de renda para mulheres de Santa Bárbara

DIVERSIFICAÇÃO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
08/11/2021 . SENAR

O curso de Produção de Polpa de Frutas, promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara (Adesb), preparou um grupo de mulheres para a comercialização do produto para a merenda escolar. As participantes são agricultoras familiares e têm nas compras institucionais um mercado garantido, já que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) prevê que 30% dos recursos destinados à compra da merenda sejam destinados a produtos da agricultura familiar.

O grupo é acompanhado pela Adesb por meio do Projeto Quintais e terá uma despolpadora e uma envasadora para auxiliar na produção em maior escala. A coordenadora técnica da Adesb e mobilizadora, Neide Silva, explica que já ocorre o fornecimento de outros alimentos para as escolas no município e que a ideia é introduzir as polpas de frutas nesse mercado em 2022. “A merenda escolar surge como uma primeira oportunidade, mas, assim que cobrirem essa demanda, elas podem expandir para o comércio local, como restaurantes, hotéis, mercearias e feiras”, afirmou.

A instrutora Lígia Vidigal de Oliveira destacou que a turma foi formada por mulheres comprometidas. “Algumas já faziam o congelamento de frutas e buscaram conhecimento para aprender as técnicas corretas e melhorar a qualidade dos produtos”. 

O espírito empreendedor e a criatividade das participantes também chamaram atenção da instrutora. A ideia de aproveitamento máximo das frutas foi levada muito a sério pela produtora Agda Norberta, que preparou um pudim de jabuticaba para a turma. A receita surpreendeu e agradou a todas, especialmente a instrutora. “Adoramos o sabor, a textura e a coloração. Tenho um lema nos meus cursos que é: tenha positividade e não tenha medo do que faz; pois todos são capazes”, completou.

Bolo de Agda Norberta agradou pela textura e sabor

Agda conta que é salgadeira e a oportunidade de diversificar a produção para aumentar a fonte de renda a motivou a fazer o curso. “O melhor a fazer é inovar para não ficar para trás diante dos clientes e do mercado”. 

Projeto Quintas  

O Projeto Quintas foi criado para capacitar as mulheres para o aproveitamento das frutas colhidas em seus quintais, como banana, goiaba, jabuticaba, amora, laranja, limão, manga e abacate. Assim, evita-se o desperdício e isso se torna uma fonte de renda. “Queremos transformar a vida das mulheres e promover o empoderamento e a independência delas”, comentou Neide.