Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Orientações sobre o Renagro e ID Agro Máquinas

LEGISLAÇÃO
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
21/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Imagem: Mark Stebnicki/Pexels

A legislação sobre o registro de máquinas e equipamentos agrícolas mudou. Desde o dia 1º de outubro, produtores rurais que possuem esses maquinários devem formalizar a documentação por meio do Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro). A regulamentação atende à Lei n.º 13.154/2015 que traz responsabilidades e benefícios.

Na prática, tratores e máquinas agrícolas que estejam transitando em via pública e não tenham o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estarão sujeitas às mesmas medidas administrativas aplicadas a veículos de passeio que transitam sem o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

A novidade é que esta é a primeira vez que o proprietário de tratores e máquinas agrícolas possui um documento de propriedade oficial sem custos para a sua emissão, sem taxa de licenciamento anual, sem emplacamento e válido em todo o território nacional, de forma física ou digital.

O advogado do Sistema Faemg Senar Alexandre Henriques conta que “o Renagro possui integração com o Ministério da Justiça e com as autoridades policiais, o que facilita operações de busca em caso de furtos e roubos, e na identificação imediata nos casos de fiscalizações”. E acrescenta: “Esse registro traz uma maior segurança para as partes na compra e venda de tratores usados, bem como uma maior segurança no mercado de máquinas usadas, gerando ainda a possibilidade dos tratores ou das máquinas agrícolas serem dados como garantia em caso de financiamento.” Ação que, segundo ele, gera “a consolidação de informações comerciais para a criação de uma Tabela FIPE de máquinas agrícolas, nos moldes do que ocorre com os demais veículos”.

A previsão é que esse cadastro possa ser expandido para colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, bombas d’água e outros.

Como se adequar
O registro pode ser feito pelo aplicativo ID Agro Máquinas, uma plataforma desenvolvida pelo Instituto CNA em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Sistema Faemg Senar disponibilizou, ainda em agosto, um informe que explica a nova lei, como os produtores rurais podem baixar o aplicativo e os benefícios de fazer o registro pelo ID Agro Máquinas. O material está disponível no portal da entidade e pode ser acessado diretamente aqui.

Live
Ainda com objetivo de esclarecer o tema, o Sistema Faemg Senar promoveu, no último dia 17, o Conexão Jurídica Registro de Tratores. O encontro virtual reuniu representantes de 41 Sindicatos de Produtores Rurais e foi conduzido por Alexandre e pelo coordenador administrativo do Instituto CNA Carlos Ribeiro, que explicaram mais sobre a nova lei, além de tirarem dúvidas.

Mais informações
Produtores rurais que não puderam participar do Conexão Jurídica e queiram saber mais sobre registro de tratores e máquinas agrícolas devem ligar para (31) 3074 - 3022.