Produtores rurais da região de Capitólio avançaram no processo para o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Ocorreu, ontem, de forma virtual, reunião do Grupo Técnico do Projeto Ambrósio – Produtor de Águas de Capitólio, para avaliação dos Projetos Individuais de Propriedade (PIP's) dos 14 produtores que se cadastraram no Edital de 2020.
Foram analisados os mapas dos PIP's, o relatório geral e o levantamento das ações e do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Após a aprovação pela Unidade de Gestão do Projeto (UGP), a próxima etapa será apresentação das propostas aos produtores rurais.
Entenda o processo
O Projeto Ambrósio está localizado em Capitólio, sudoeste de Minas Gerais. O Córrego do Ambrósio desagua no Rio Piumhi, afluente do Rio São Francisco. A nascente do Ambrósio fica no ponto turístico mais tradicional do município, o Morro do Chapéu. A bacia apresenta diversas nascentes e afluentes com presença de animais silvestres.
O município foi contemplado com recurso de R$ 1.000.000 para investir em obras que visam a melhoria quantitativa e qualitativa das águas, por meio da recuperação e preservação das matas ciliares, proteção de nascentes e cursos de água, implantação de técnicas de manejo de solo, desenvolvimento de ações mitigadoras de erosão e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais.
O projeto tem apoio técnico e financeiro de diversos parceiros, como a Agência Nacional de Águas (ANA), o Sistema FAEMG, o IEF, a EMATER-MG, a COPASA , o IFMG e a Polícia Florestal.