Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Pagamento por serviços ambientais

PROJETO AMBRÓSIO
ESCRITO POR ASCOM
15/01/2021 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

Produtores rurais da região de Capitólio avançaram no processo para o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Ocorreu, ontem, de forma virtual, reunião do Grupo Técnico do Projeto Ambrósio – Produtor de Águas de Capitólio, para avaliação dos Projetos Individuais de Propriedade (PIP's) dos 14 produtores que se cadastraram no Edital de 2020.
 
Foram analisados os mapas dos PIP's, o relatório geral e o levantamento das ações e do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Após a aprovação pela Unidade de Gestão do Projeto (UGP), a próxima etapa será apresentação das propostas aos produtores rurais.
 
Entenda o processo
O Projeto Ambrósio está localizado em Capitólio, sudoeste de Minas Gerais. O Córrego do Ambrósio desagua no Rio Piumhi, afluente do Rio São Francisco. A nascente do Ambrósio fica no ponto turístico mais tradicional do município, o Morro do Chapéu. A bacia apresenta diversas nascentes e afluentes com presença de animais silvestres. 

O município foi contemplado com recurso de R$ 1.000.000 para investir em obras que visam a melhoria quantitativa e qualitativa das águas, por meio da recuperação e preservação das matas ciliares, proteção de nascentes e cursos de água, implantação de técnicas de manejo de solo, desenvolvimento de ações mitigadoras de erosão e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais.

O projeto tem apoio técnico e financeiro de diversos parceiros, como a Agência Nacional de Águas (ANA), o Sistema FAEMG, o IEF, a EMATER-MG, a COPASA , o IFMG e a Polícia Florestal.