No ano passado, os programas sociais do Sistema Faemg Senar atenderam 150 mil pessoas em todo o estado
Na manhã desta terça-feira (14/3), a presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Noronha Renault de Almeida, fez uma visita ao Sistema Faemg Senar para conhecer os projetos sociais. A reunião foi promovida pela Superintendência de Relações Institucionais e Governamentais (SRIG) e teve o objetivo de aproximar as duas instituições. O presidente Antônio de Salvo e os vice-presidentes Ebinho Bernardes e Renato Laguardia, além de gestores e representantes de sindicatos, também participaram do evento.
Atualmente, o Sistema Faemg Senar possui diversos programas sociais em andamento como o Programa Semeando, o Transformação em Jogo, o Saúde Itinerante e o Progearte. Eles são implementados em todas as regiões de Minas Gerais. O Semeando, por exemplo, atendeu mais de 73 mil alunos e 4,3 mil professores no ano passado e desenvolveu temas que contribuem com o esforço global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima.
A gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Liziana Rodrigues, foi quem apresentou os programas à presidente do Servas. Ela explicou que a parceria pode ser muito positiva para expandir a atuação dos programas sociais.
“Sem dúvida alguma, nossa expectativa é muito alta em relação a essa possível parceria. Estamos muito felizes com esse encontro, cheio de motivação para continuar o trabalho e fazer a diferença na vida do produtor rural mineiro. Nossos programas estão focados em levar conhecimento do agro, de inteligência emocional e de sustentabilidade. No ano passado, tivemos a participação de mais de 150 mil pessoas, entre alunos e professores, em todos os nossos programas”, contou a gerente.
Ela ainda defendeu que “o Sistema Faemg Senar já tem alguns projetos que são realizados com muito sucesso em toda Minas Gerais e o apoio do Servas e do Governo do Estado serão muito positivos, uma vez que eles têm um viés não apenas social, mas também de educação e saúde, que são temas extremamente importantes para o produtor rural”.
Christiana Renault mostrou as potencialidades da instituição que, mesmo com uma estrutura reduzida, possui vantagens em sua atuação. “Nós podemos atuar transversalmente, colocando em uma mesma mesa entidades do terceiro setor, da administração pública direta e indireta e de empresas. Então, é nesse espírito que gostaríamos de fechar uma parceria com o Sistema Faemg”.
O superintendente do departamento de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema, Altino Rodrigues, também tem boas perspectivas com a formalização da parceria. Ele detalhou, por exemplo, que alguns programas poderão contar com o apoio das secretarias de estado. “No Programa Saúde Itinerante, nós não temos a participação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com a parceria com o Servas, eles podem intermediar para potencializar os nossos programas Esse é apenas um dos frutos que poderão gerar desta reunião”.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, tem boas perspectivas com a parceria com o Servas. Ele detalha que “o agro também faz parte do social mineiro e é importante traçar futuras parcerias para que o homem e a mulher do campo possam ser atendidos. Certamente, teremos bons frutos nessa futura cooperação entre o Servas e o Sistema Faemg Senar”.