Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Programa de Turismo Rural em Santa Maria do Suaçuí

DESENVOLVIMENTO
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
19/08/2021 . SENAR

O turismo religioso é uma das principais apostas do setor em Santa Maria do Suaçuí e também atrai pessoas para a região, entre as cidades de José Raydan e São Pedro do Suaçuí, no Vale do Rio Doce. O potencial turístico deve aumentar após a canonização do Cônego Lafayette da Costa Coelho. Para incentivar o turismo na região, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Maria do Suaçuí, está promovendo o Programa de Agente de Turismo Rural para 15 pessoas.

“O Cônego Lafayette da Costa Coelho nasceu em Serro, em 10 de novembro de 1886 e morreu em Santa Maria do Suaçuí, em 21 de setembro de 1961. Ele foi um sacerdote católico bastante venerado pela população da regiãoTodo dia 21 de cada mês, a Paróquia Santa Maria Eterna celebra uma missa pela Beatificação do Servo de Deus Cônego Lafayette”, explicou a mobilizadora Rubiana Ramalho Ferreira. 

“O programa só tem a acrescentar no turismo religioso aqui na cidade. E isso envolve toda a população rural, não apenas do município, mas também de José Raydan, São Pedro do Suaçuí e de toda a região, que tem um grande número de pessoas ligadas a essa causa”, garante o presidente do Sindicato Rural de Santa Maria do Suaçuí, Gildásio Gomes Barroso. 

Programa quer qualificar profissionais para ações integradas de turismo na região

“Existe até uma Associação de Turismo Religioso (ASTUR) que desenvolve ações na região. E o nosso objetivo é justamente qualificar profissionais para ações integradas para valorizar as características da região, despertando no aluno a visão empreendedora no Turismo”, declarou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Luiz Ronilson de Araújo Paiva.

“No primeiro dos seis módulos, fizemos o levantamento de oportunidades para identificar os pontos fortes e fracos do turismo rural da região. Já sabemos que o ecoturismo também tem seus segmentos na região de Santa Maria do Suaçuí. Aqui temos as trilhas, cachoeiras, cavalgadas, enfim, várias ativadas que interligam o turismo, a natureza e o ser humano”, revelou a instrutora Mariana Araújo Rocha.