O turismo religioso é uma das principais apostas do setor em Santa Maria do Suaçuí e também atrai pessoas para a região, entre as cidades de José Raydan e São Pedro do Suaçuí, no Vale do Rio Doce. O potencial turístico deve aumentar após a canonização do Cônego Lafayette da Costa Coelho. Para incentivar o turismo na região, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Maria do Suaçuí, está promovendo o Programa de Agente de Turismo Rural para 15 pessoas.
“O Cônego Lafayette da Costa Coelho nasceu em Serro, em 10 de novembro de 1886 e morreu em Santa Maria do Suaçuí, em 21 de setembro de 1961. Ele foi um sacerdote católico bastante venerado pela população da regiãoTodo dia 21 de cada mês, a Paróquia Santa Maria Eterna celebra uma missa pela Beatificação do Servo de Deus Cônego Lafayette”, explicou a mobilizadora Rubiana Ramalho Ferreira.
“O programa só tem a acrescentar no turismo religioso aqui na cidade. E isso envolve toda a população rural, não apenas do município, mas também de José Raydan, São Pedro do Suaçuí e de toda a região, que tem um grande número de pessoas ligadas a essa causa”, garante o presidente do Sindicato Rural de Santa Maria do Suaçuí, Gildásio Gomes Barroso.
“Existe até uma Associação de Turismo Religioso (ASTUR) que desenvolve ações na região. E o nosso objetivo é justamente qualificar profissionais para ações integradas para valorizar as características da região, despertando no aluno a visão empreendedora no Turismo”, declarou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Luiz Ronilson de Araújo Paiva.
“No primeiro dos seis módulos, fizemos o levantamento de oportunidades para identificar os pontos fortes e fracos do turismo rural da região. Já sabemos que o ecoturismo também tem seus segmentos na região de Santa Maria do Suaçuí. Aqui temos as trilhas, cachoeiras, cavalgadas, enfim, várias ativadas que interligam o turismo, a natureza e o ser humano”, revelou a instrutora Mariana Araújo Rocha.