Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Queijo de Tapira é premiado em concurso da CNA

PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL QUEIJOS
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
19/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR
O casal de produtores de queijo Reginaldo e Liliana

O Queijo Três Irmãos, do município de Tapira, foi um dos premiados no concurso promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal Queijos foram anunciados em cerimônia ao vivo transmitida pelo canal da entidade no YouTube, na última semana. O produto levou o quinto lugar na categoria “queijos artesanais com adições/aromatizados/condimentados”.

“Foi maravilhoso, ficamos bastante empolgados, pois somos novos no mercado”, destacou o produtor Reginaldo de Assis Castro, que é assistido pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, do Sistema FAEMG. Ao participar ao vivo da premiação, ele agradeceu à família e destacou que o nome da queijaria é uma homenagem aos três filhos: Amanda, Cairo e Gustavo.

Reginaldo durante participação na cerimônia on-line de premiação

Para o produtor, o sistema de votação do concurso da CNA, com júri popular, valoriza ainda mais o produto. “O mais emocionante foi ver a votação popular, as pessoas degustando e aprovando o nosso queijo”, completou. No mês passado, o Queijo Três Irmãos também foi premiado com uma medalha de prata na ExpoQueijo, em Araxá. E já tem mais um desafio: o produto está inscrito para participar do Mundial do Queijo do Brasil, que será realizado em São Paulo, em setembro.

A participação em concursos e feiras está aumentando a visibilidade do produto e incrementando as vendas. “Desde que participamos da ExpoZebu, em Uberaba, a comercialização aumentou bastante, em cerca de 50%. Temos uma frente de pedidos de 15 a 20 dias. E novos clientes estão aparecendo”, explicou.

História de dedicação

Em 2007, a esposa de Reginaldo, Liliana Patrícia Goulart de Castro, começou a produzir queijos a partir do leite de uma vaca cedida pelo patrão do marido. Em 2012, o casal decidiu investir no negócio, alugou uma propriedade e passou a produzir 100 queijos por dia. Três anos depois, eles voltaram à “estaca zero” quando venderam quase todo o gado para comprar uma propriedade de 47,2 hectares, em Tapira. Aos poucos, fizeram a queijaria e melhoraram a produção.

Produção de queijos em Tapira

Em 2020, o produtor passou a ser assistido pelo programa ATeG Balde Cheio, recebendo várias orientações do técnico de campo André Henrique Neves Nunes, especialmente em relação ao controle de produção e de gastos mensais. “O técnico virou um parceiro nosso. Está sendo muito bom participar do programa”, afirmou. Em janeiro deste ano, a família conquistou a certificação junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária. Hoje, a propriedade tem uma produção de 60 queijos por dia, entre os tipos defumado, curado, meia cura e fresco.

Concurso

O Prêmio CNA Brasil Artesanal Queijos faz parte das ações do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar para valorizar e divulgar esses produtos. Essa edição é uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O concurso contou com a participação de mais de 90 produtores, de 13 estados.

Os 15 finalistas foram selecionados em três categorias: artesanais com tratamento térmico; artesanais com 30 a 180 dias de maturação; e artesanais com adições/aromatizados/condimentados. Os vencedores receberam um prêmio em dinheiro, o curso Sebrae Empretec e um certificado.