Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Rede Agrinova Luz é lançada

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ESCRITO POR MARTA MENDES*
27/04/2021 . INAES

Com o objetivo de fomentar a inovação na produção rural sustentável da cidade de Luz, a Rede Agrinova Luz foi lançada em 22 de abril. Por meio do canal no YouTube, os participantes conheceram as entidades parceiras no projeto e as principais iniciativas que serão realizadas.

O evento de lançamento contou com a participação dos idealizadores, parceiros da iniciativa e, também, do ex-ministro da agricultura e indicação ao Prêmio Nobel da Paz de 2021, Dr. Alysson Paulinelli.

 

Professor, secretário de Agricultura de Minas por três vezes e ministro da Agricultura nos anos 70, Alysson abriu o evento falando sobre a revolução que o campo passou nas últimas décadas:  “Com base na ciência, na tecnologia e na inovação no campo, permitiu ao Brasil sair de uma dependência alimentar para a posição de um dos principais exportadores mundiais de alimentos". Se eu puder fazer alguma coisa pela agricultura brasileira, é porque confiei na ciência, na tecnologia e, sobretudo, na inovação", salientou o ex-ministro.    

O gerente de Inovação da Embrapa, Diego O. Carvalho, falou sobre o que é a Rede Agrinova Luz e segundo ele, há uma grande expectativa de que o projeto piloto venha a se tornar referência em políticas públicas, a partir da iniciativa de Luz. "Essa noite eu tenho a grata satisfação de representar um grupo de visionários, idealistas e profissionais de todos os segmentos da sociedade que acreditam que podem fazer a diferença, ser agentes de transformação e que podem reforçar um time capaz de promover soluções. Quem sabe, nós estejamos aqui incubando políticas públicas que possam contribuir para que o agronegócio seja a mola propulsora do desenvolvimento regional e do desenvolvimento econômico, de forma sustentável, a partir da bioeconomia". Carvalho vai mais longe em sua visão de futuro e se diz convencido de que "o agronegócio pode aquecer nossa economia e reduzir os impactos da pandemia". 

Em sua fala, o prefeito do município de Luz, Agostinho Carlos Oliveira, avaliou que o lançamento da Rede Agrinova Luz representa um momento histórico e se comprometeu a apoiar o projeto a fim de que seus objetivos sejam alcançados. "No que depender de nós, estaremos prontos a contribuir, nos colocando à disposição para que os objetivos da Rede sejam alcançados em prol do desenvolvimento de Luz", ressaltou o prefeito.   

A superintendente do INAES (Instituto Antônio Ernesto de Salvo), Silvana Novais, aproveitou para fazer um convite: “O Sistema FAEMG/SENAR/INAES é parceiro no projeto e  aproveito para convocar todos os empreendedores da região para o hackathon que será promovido. Acompanhe as nossas redes sociais que, em breve, iremos passar todas as informações sobre a ação”.

 

Na mesma linha de pensamento, os demais parceiros manifestaram apoio ao projeto. Colocaram à disposição as suas competências, conhecimento e até infraestrutura para juntos encontrarem soluções para os problemas apresentados que impedem o crescimento econômico e o desenvolvimento regional. Assim, poderão promover as transformações, capazes de mudar a realidade local.          

Um projeto promissor 

A Rede Agrinova Luz surgiu da soma de esforços, entre o poder público, a iniciativa privada e a academia (Universidades, Centros Científicos, Tecnológicos e de Pesquisas) com o firme propósito de ampliar as oportunidades de atrair novos parceiros e investimentos para o desenvolvimento sustentável do município de Luz e região. Baseado no conhecimento, na inovação e no empreendedorismo, terá a capacidade de gerar renda, crescimento econômico e novos empregos
 
A Rede é a interação entre um grupo, formado por pessoas e organizações – academia, poder público e a iniciativa privada, sociedade civil e terceiro setor - juntos compartilhando competências e conhecimento, almejando um futuro mais sustentável e regenerativo, um futuro capaz de oferecer melhores condições de vida e oportunidades para todos. 
 
Luz foi escolhida para receber esse projeto-piloto por ser um município que carece de uma cultura de empreendedorismo e de inovação, somado ao fato de que a economia local e do Brasil como um todo registrou a maior contração desde 1946, como resultado do impacto da pandemia do coronavírus. Essa situação tende a se agravar com cortes orçamentários nas receitas dos municípios brasileiros. Ressalta-se ainda o fato de que 80% das receitas do município de Luz vêm de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 
 
A ideia é que esse projeto venha a se tornar referência em políticas públicas a nível estadual e federal. A princípio, o foco será o agronegócio de uma forma abrangente - porque é uma vocação do município e da região - e mais tarde mais setores serão incorporados como o de serviços e outros. Com isso, pretende-se oferecer aos pequenos produtores agrícolas oportunidades em igualdade de condições com os grandes produtores. 

A Rede Agrinova Luz já nasce fortalecida pelos compromissos assumidos pelos seus vários e importantes parceiros. Toda a comunidade de nossa região, quem sabe, do todo o Centro-Oeste de Minas Gerais, será beneficiada com esta iniciativa arrojada, mas com grande possibilidade de sucesso devido aos compromissos de tantos parceiros importantes que irão contribuir de forma concreta com suas experiências nos campos tecnológicos e científicos e pela capacidade de se formar empreendedores.

Transmissão

O lançamento da Rede Agrinova Luz, transmitido pelo canal da Rede no YouTube, contabilizou um número significativo de pessoas conectadas, superando as expectativas dos seus realizadores. O lançamento também ultrapassou as fronteiras de Luz, atraindo um público de outras cidades como Belo Horizonte, Bom Despacho, Bambuí e Patrocínio. 

A live do lançamento está disponível no YouTube, através do link: https://youtu.be/tCsRU8XzSEY
 


*Texto: Marta Mendes - 11804/MG-JP

Revisão: José Renato - 2223/MG-JP

Colaboração: Flávio R. Amaral- 31481/RJ-JP