Na última terça (22) o gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos em Viçosa, Marcos Reis, conduziu a primeira reunião mensal do ano com os mobilizadores das entidades cooperadas da regional. Composta por 99 municípios assistidos por meio de 48 Sindicatos e outras entidades cooperadas, a regional comemorou os resultados alcançados no último ano e alinhou-se para seguir o trabalho em 2022. Vinte nove mobilizadores participaram do encontro, que aconteceu de forma virtual.
Na pauta estiveram a apresentação das ações de 2021, em números, as diretrizes para 2022 e um espaço para análise dos pontos fortes e das melhorias que devem ser feitas para potencializar o trabalho das entidades e do Sistema FAEMG na regional.
Os resultados de 2021 foram positivos com a realização de 1.895 eventos, alcançando 95% dos municípios da regional. Marcos Reis também pontuou o aumento dos grupos de ATeG, que chegou a 38 e atualmente contemplam produtores das cadeias: Café, Bovinocultura de Leite, Caprinocultura, Fruticultura, Apicultura e Agroindústria. Ele também destacou a importância das parcerias que viabilizaram a abertura de muitas dessas turmas.
“Essa cooperação com empresas e entidades financeiras nos ajuda a potencializar os nossos atendimentos e levar a assistência técnica e gerencial para mais produtores. É importante que sigamos buscando esses parceiros”, afirmou o gerente. Ao todo, o valor das parcerias firmadas pela regional para a abertura de grupos do programa ATeG e de cursos de Formação Profissional Rural e Promoção ultrapassou os R$ 2 milhões.
Para 2022
Para este ano, o gerente anunciou que estão programadas mais edições do Dia de Campo ATeG e lembrou sobre os programas especiais, como o Transformação em Jogo e o Semeando. Marcos ainda ressaltou a relevância da adesão ao FAEMG+ Interior e seus benefícios para os Sindicatos e produtores.
As assistentes Luiza Martins e Isabela Oliveira aproveitaram o encontro para reforçar a importância do preenchimento correto dos formulários no sistema e do envio completo das prestações de conta. “Isso evita o retrabalho e nos permite ser mais eficientes”, destacaram.
Marcos Reis avaliou positivamente a reunião e disse que o principal objetivo deste e dos próximos encontros com os mobilizadores é “possibilitar mais interação, reconhecer e resolver possíveis problemas e avançar nas ações com qualidade para melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes, que são os produtores rurais”.
“Esses momentos são importantes porque mantêm nosso grupo unido e alinhado com as diretrizes do Sistema FAEMG. A troca de experiências também nos ajuda a pensar em soluções. Conseguir cumprir o objetivo do Sistema FAEMG de realizar ações que se transformem em resultados para as famílias do campo”, disse Rudson Curcio, mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim.