Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Renda de cafeicultores de Carmo da Cachoeira aumenta em 424%

RESULTADO
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE LAVRAS
30/11/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O produtor Edvaldo de Jesus Vilela comemora os excelentes resultados alcançados na propriedade depois dos atendimentos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte, oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo da Cachoeira. Em apenas 18 meses, o cafeicultor aumentou a renda bruta em 424%. “O ensinamento do ATeG Café+Forte é enriquecedor. Neste um ano e meio de atendimento, nossa vida mudou”.

O filho dele, Otávio Henrique Vilela, é o seu braço direito na fazenda Amoras, em Carmo da Cachoeira. “Quando ele começa a conversar com o técnico, a prosa vai longe. A minha experiência e as novas técnicas que meu filho está aprendendo se complementam”. O produtor recebeu a placa de identificação do programa. “Mais uma vez, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS está ao lado do produtor rural. A placa é excelente, deixa a propriedade mais bonita”,

O técnico de campo que os acompanha, Cláudio Afonso Rosendo, explicou as técnicas de manejo utilizadas. “Fizemos os tratos culturais no momento certo. Trabalhamos com o sistema de poda, com uma adubação bem equilibrada com base na análise de solo, com o controle de mato, com os foliares nutricionais e o controle de pragas e doenças. Estes fatores são fundamentais para o sucesso e o produtor seguiu todas as recomendações. O sucesso da família é o meu sucesso”.

Resultados

Na safra 2019/2020, o cafeicultor produziu 38 sacas em 1,3 hectares. Em 2020/2021, ele colheu 110 sacas na mesma área. Sendo assim, comparado com a safra de 2019/2020, a produtividade aumentou em 189%. Com o aumento do valor da saca comercializada, houve um incremento de 424% na renda bruta, e a lucratividade do biênio foi de 49% em relação à renda bruta. O sucesso dos números ajudou na decisão de plantar 2,5 hectares de café da variedade mundo novo, prevendo um novo aumento na receita da atividade. Além disso, a família quitou todas as dívidas e conquistou um transportador pneumático.

“Só não muda de vida o produtor que não quer participar do ATeG Café+Forte. São tantos benefícios que é difícil citar. Muitas vezes, contratar um profissional para acompanhar a lavoura é inacessível, e o programa nos proporciona isso gratuitamente. Não é só um atendimento, é uma assessoria geral. Ele nos guia para os próximos passos. Espero aumentar cada vez mais a produtividade e melhorar a qualidade do café. Tenho certeza que, com o ATeG Café+Forte, vou colher bons frutos”.