Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Seminário de Cacau reúne produtores em Uberaba

SEMINÁRIO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
12/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

 

A programação do 1º Seminário de Cacau de Uberaba, promovido no último dia 11 de setembro, reuniu uma plateia formada por mais de 200 produtores rurais e profissionais do agronegócio. O público lotou o auditório do Sindicato dos Produtores Rurais para ouvir os especialistas e tirar dúvidas sobre a viabilidade da cultura no Cerrado Mineiro, que vem sendo apontada como uma alternativa para a região do Triângulo. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba e Sistema Faemg Senar, juntamente com Emater e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

O presidente do Sindicato de Uberaba, Vinícius Rodrigues, comemorou o sucesso do Seminário: “hoje é um grande dia, recebemos aqui técnicos que são referência da cacauicultura do Brasil. O público permaneceu atento, ouvindo as palestras e mesa redonda de alto nível. Este é o começo de uma nova era, com uma nova cultura chegando a Uberaba para trazer riqueza e prosperidade”.

Victor Maia, professor da Unimontes, foi um dos palestrantes e apresentou modelos de produção em regiões não tradicionais, com destaque para a experiência de 11 anos na cidade de Janaúba, no Norte de Minas. “A região de Uberaba tem um potencial enorme para a produção comercial de cacau, ajudando o estado de Minas a se inserir como um dos principais produtores no Brasil nos próximos anos”, afirmou. Ele também destacou que a cidade tem condições climáticas aptas ao cultivo e, mesmo com os bons volumes de chuva, é necessária a irrigação.

Outras palestras foram direcionadas às questões de mercados mundial e brasileiro, sistemas de irrigação e apresentação do caso de sucesso do município de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, que desde 2012 investe na cacauicultura. O gerente de Projetos do Sistema Faemg Senar, Harrison Belico, apresentou o projeto Agro + Verde, iniciativa desenvolvida em parceria com a Cargill que está incentivando a expansão da produção de cacau no Norte de Minas. A expectativa é atingir cerca de 3 mil hectares de plantação em 2026.

“O Seminário trouxe aos produtores oportunidades, conhecimento e estudo de caso que mostraram a viabilidade do cacau para a região. Agora é muito importante que o produtor entenda mais sobre a cultura, visite regiões produtoras e amadureça a ideia. Nosso objetivo é apoiar o crescimento sustentável dessa cultura aqui na região”, afirmou.

O agricultor e pecuarista José Puertas Zafra acompanhou o evento em busca de mais informações sobre o cacau. “Tenho interesse em conhecer sobre a cultura porque os números da rentabilidade são animadores. Eu vejo um futuro nisso”.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, ressaltou que o Seminário foi um pontapé inicial para a chegada do cacau no Triângulo Mineiro, colaborando para a diversificação da produção na região. “O próximo passo é dar sequência a este trabalho, trazendo mais conhecimento aos produtores e promovendo a cultura de uma forma concreta, com o apoio do nosso Sistema”, concluiu.