“Pensei que era mais complicado. Agora ficou tudo esclarecido. Já vou correr atrás dos documentos”, contou o produtor rural Vitor Jardim após participar da palestra sobre aposentadoria rural, organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Coronel Murta em parceria com o Sistema FAEMG e Prefeitura.
A advogada do Sistema FAEMG Mariana Maia explicou aos produtores sobre como contribuir, quem são os segurados especiais, requisitos para a aposentadoria, documentos que serão aceitos no pedido de aposentadoria, entre outras questões.
“É importante que o produtor rural saiba quais são os requisitos básicos e a forma que deve contribuir para garantir, futuramente, a sua aposentadoria. O ideal é que ele se prepare e que veja com antecedência em que condição se encaixa”, orientou.
Um dos desafios dos produtores e produtoras é cuidar da burocracia e até mesmo acessar os órgãos competentes. Neste caso, a advogada instruiu que procurem a entidade de classe para orientação, pois elas têm papel relevante neste processo.
O presidente do SPR de Coronel Murta, Reginaldo de Jesus Souza, confirmou que muitos produtores não têm instrução para formalizar o pedido de aposentadoria e, por isso, perdem o prazo. “Estamos em uma região carente e precisamos dessa parceria. De mãos dadas, seremos instrumentos que irão abençoar a vida dessas pessoas”.
O gerente regional do Sistema FAEMG em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, ressaltou a presença significativa dos produtores. “Houve interação com perguntas e conversa sobre a aposentadoria rural. O Sistema FAEMG existe para dar esse respaldo e zelar também pela qualidade de vida daqueles que representa”.